web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 22, 2019

Argentina: Cooperação Sul-Sul é vital para luta contra mudança climática, diz Guterres em Buenos Aires


A Cooperação Sul-Sul é chave para o desenvolvimento sustentável e para a luta contra o aquecimento global, disse o secretário-geral das Nações Unidas na quarta-feira (20), na sessão de abertura da Segunda Conferência da ONU sobre Cooperação Sul-Sul, na capital argentina, Buenos Aires.

Segundo Guterres, a cooperação pode permitir que países em desenvolvimento aprendam uns com os outros e cresçam mais rapidamente, diminuindo diferenças de renda e construindo sociedades inclusivas e resilientes.

“A Cooperação Sul-Sul será vital para garantir apoio mútuo e troca de conhecimentos, para melhorar adaptação e aumentar a resiliência de países em desenvolvimento e comunidades que enfrentam os impactos devastadores da mudança climática”, declarou.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, durante discurso em conferência sobre Cooperação Sul-Sul em Buenos Aires. Foto: UNIC Buenos Aires
O secretário-geral da ONU, António Guterres, durante discurso em conferência sobre Cooperação Sul-Sul em Buenos Aires.
Foto: UNIC Buenos Aires

A Cooperação Sul-Sul é chave para o desenvolvimento sustentável e para a luta contra o aquecimento global, disse o secretário-geral das Nações Unidas na quarta-feira (20), na sessão de abertura da Segunda Conferência da ONU sobre Cooperação Sul-Sul, na capital argentina, Buenos Aires.

António Guterres relembrou os presentes, entre políticos, líderes empresariais e da sociedade civil, que a conferência BAPA+40 irá melhorar a agenda inovadora estabelecida na primeira conferência. A primeira reunião, realizada há 40 anos, adotou o Plano de Ação de Buenos Aires para Promoção e Implementação de Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento.

Segundo o chefe da ONU, esta semana é uma oportunidade de reafirmar, desenvolver e fortalecer estruturas para a Cooperação Sul-Sul – entre países em desenvolvimento do Sul Global – e melhorar sistemas e ferramentas, além de aumentar a transparência.

“O BAPA transformou as dinâmicas de cooperação internacional”, disse o chefe da ONU. “(O plano) destacou o valor de uma forma diferente de cooperação, baseada na troca de conhecimento e tecnologias apropriadas entre nações que enfrentam desafios similares de desenvolvimento”, disse.

Segundo Guterres, a cooperação pode permitir que países em desenvolvimento aprendam uns com os outros e cresçam mais rapidamente, diminuindo diferenças de renda e construindo sociedades inclusivas e resilientes.

Cinco problemas, muitas soluções

O secretário-geral da ONU destacou os principais desafios que líderes presentes poderão ajudar a superar e que são cruciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris para o clima, no qual os países se comprometeram a manter o aquecimento global abaixo de 2°C.

Em primeiro lugar, há crescente desigualdade entre e dentro de países, erodindo a confiança mundial e aprofundando um sentimento de injustiça. Em segundo, a luta contra mudança climática acabou de se intensificar, disse.

“O ano de 2018 foi o quarto mais quente já registrado e desastres naturais estão impactando quase todas as regiões”, disse, lembrando que os Estados-membros precisam intensificar suas contribuições nacionais até 2020, em linha com as reduções de 45% dos gases causadores do efeito estufa até a próxima década.

“A Cooperação Sul-Sul será vital para garantir apoio mútuo e troca de conhecimentos, para melhorar adaptação e aumentar a resiliência de países em desenvolvimento e comunidades que enfrentam os impactos devastadores da mudança climática”.

“A Cooperação Sul-Sul também pode apoiar a transformação de economias dependentes de combustíveis fósseis, com estratégias que reforçam tanto o desenvolvimento sustentável quanto proteção ambiental”, acrescentou Guterres.

Altas emissões são esperadas se o desenvolvimento urbano fracassar

Em terceiro lugar na lista está a necessidade de melhorar infraestruturas, especialmente nas cidades, à medida que demandas energéticas crescem no Sul Global.

“Cerca de 60% da área que é esperada para se tornar urbana até 2030 ainda precisa ser construída. Se errarmos nisso, iremos nos prender em um futuro de altas emissões, com consequências possivelmente catastróficas”, destacou o chefe da ONU.

Em quarto lugar, Guterres afirmou que, embora tenha havido progresso significativo em alcançar a igualdade de gênero ao longo dos anos, a lacuna está se ampliando.

“Isso afeta todos nós, porque onde as mulheres têm melhor representação na política, vemos melhor proteção social e mais gastos em desenvolvimento”, disse. “Quando mulheres têm acesso a terras e crédito, as colheitas aumentam. Quando meninas são escolarizadas, elas contribuem mais para suas comunidades e quebram ciclos de pobreza”.

Finalizando a lista, o chefe da ONU declarou que instituições internacionais precisam trabalhar com mais força para apoiar os países representados em Buenos Aires: “a Cooperação Sul-Sul evoluiu significativamente ao longo das últimas décadas – mas instituições multilaterais, incluindo as Nações Unidas, não acompanharam”.

Guterres agradeceu os Estados-membros por reconhecerem o papel das Nações Unidas no documento final da Conferência, que será adotado na sexta-feira (22).

O secretário-geral da ONU alertou, no entanto, que a Cooperação Sul-Sul não pode substituir a ajuda oficial ao desenvolvimento ou substituir as responsabilidades de nações desenvolvidas. Além disso, a Cooperação Sul-Sul precisa incluir jovens, sociedade civil, setor privado, academia e outras partes para construir parcerias inovadoras.

“Juntos podemos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, superar as mudanças climáticas e transformar as vidas de pessoas no mundo todo”, concluiu.

A presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, disse que o BAPA é um símbolo da determinação do Sul Global em avançar a igualdade para todos.

“As pessoas em Nova Iorque ou Nova Délhi, em Paris ou Pretória, em Quito ou em Helsinque, todas compartilham o mesmo sonho: um emprego decente, saúde e educação, um ambiente seguro e saudável, um governo que escute e responda, um sistema internacional eficaz e com resultados tangíveis”, disse.

“Mas estes sonhos, que parecem tão elementares, estão cada vez mais distantes”, destacou. “É claro que estamos ajudando a restaurar a confiança e a eficácia da cooperação internacional e ação multilateral. A Cooperação Sul-Sul representa o melhor de nosso povo. Os princípios de solidariedade e ação pelo bem comum transformam a Cooperação Sul-Sul em uma força poderosa”, disse.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/cooperacao-sul-sul-e-vital-para-luta-contra-mudanca-climatica-diz-guterres-em-buenos-aires/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001