web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 25, 2019

Energia eólica, o que é, como funciona e como é usada?


A energia eólica é obtida a partir do vento, que move o aerogerador, sendo uma fonte renovável e limpa de energia, embora ainda pouco utilizada. O post Energia eólica, o que é, como funciona e como é usada? apareceu primeiro em Conhecimento Científico.

por Conhecimento Científico

A energia eólica é obtida quando o vento vira energia cinética e esta se transforma em eletricidade, através de certos equipamentos. A força do vento gira uma estrutura chamada aerogerador, ou seja, um gerador elétrico unido ao eixo de um cata-vento.

Embora seja uma fonte limpa e barata, essa energia ainda é muito pouco utilizada no Brasil, posto que chegou por aqui já bem tardiamente. Ainda assim conseguiu fazer um forte investimento e alcançou o posto de maior produtor da América do Sul.

As demais fontes de energia, como as termoelétricas  e as hidrelétricas, por exemplo, ou são poluidoras ou impactam a natureza. Só que a energia eólica, embora com tantas vantagens, tem lá suas limitações.

Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada
Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada-  Conhecimento Científico

A busca de energias renováveis

Na atualidade, infelizmente as energias não-renováveis são a regra, posto que veem de uma cultura antiga. Há bem pouco tempo não se preocupava com os impactos ambientais, sendo assim comum a emissão de poluentes. Ocorre que a agravação dos extremos climáticos fez o mundo repensar conceitos.

A utilização das fontes de energia renováveis foi uma solução encontrada para amenizar os poluentes. E entre elas está a energia eólica, que usa a força do vento para produzir eletricidade.

Grande é a poluição produzida pelas termoelétricas, posto que lançam resíduos poluentes na atmosfera. É que elas funcionam com a queima de combustíveis, por exemplo: óleo ou carvão vegetal.

Seria possível citar as hidrelétricas como fontes limpas, tal qual as utilizadas tão amplamente no Brasil? Os ambientalistas rebatem essa afirmativa, já que o passivo ambiental a ser pago é muito alto.

É que tais usinas inundam grandes regiões, destroem florestas inteiras e até mudam o curso de rios.

Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada
Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada - Conhecimento Científico

Primeiramente é de se ressaltar que, para a obtenção da energia eólica, necessário certa estrutura física. Ela é obtida através do aerogerador, que é um gerador elétrico acoplado ao eixo de um cata-vento.

Quando o vento bate nas abas do cata-vento, ele gira e produz uma energia cinética, que se transforma em energia elétrica. Obviamente que os aerogeradores são instalados em locais onde predominam os ventos.

Só que a energia eólica tem suas limitações, por isso não se pode depender apenas dela. O pouco vento ou seu excesso pode causar uma interrupção de energia.

O problema é que, se não ventar, por óbvio, a energia cinética não será produzida. Mas se houver uma ventania, por exemplo, as turbinas pode ser danificadas.

Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada
Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada- Conhecimento Científico

A exploração da energia eólica no Brasil

Embora tenha começado a exploração desse tipo de energia tardiamente (1992), o Brasil avançou rápido. O primeiro aerogerador brasileiro foi instalado na Ilha de Fernando de Noronha, no Pernambuco.

Atualmente, no entanto, o país conta com quase três centenas de usinas eólicas instaladas. Isso faz do Brasil um líder do setorial no mercado sul-americano.

Em média, a produção diária brasileira chega a 2,9 megawatts, que daria para abastecer 13 milhões de usuários. Mas ainda assim a energia eólica chega a 3,5% da matriz energética nacional. Há uma previsão do Ministério das Minas e Energia de se alcançar 11% até 2023.

 

Fonte: https://noticias.r7.com/hora-7/conhecimento-cientifico/energia-eolica-o-que-e-como-funciona-e-como-e-usada-23032019



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001