web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 25, 2019

A Amazônia Legal perdeu 108 km² de floresta no mês de janeiro


A Amazônia Legal perdeu 108 quilômetros de florestas, aumento de 54% em comparação ao desmatamento no mesmo período do ano anterior

Thiago Gonçalves / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Em janeiro de 2019, a Amazônia Legal perdeu 108 quilômetros de floresta, um aumento de 54% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o desmatamento somou 70 quilômetros quadrados, segundo os dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Em janeiro deste ano, o Amazonas perdeu 6 quilômetros quadrados de floresta (6%).

O Pará foi o Estado que mais desmatou, sendo responsável por 37% do total, seguido de Mato Grosso, 32%, Roraima, 16% e Rondônia 8%. Acre ficou com 1%.

O monitoramento foi realizado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon e que opera desde 2007 monitorando mensalmente com imagens de satélite o desmate em toda a Amazônia brasileira.

Para o secretário executivo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Luis Henrique Piva, embora o boletim, no caso do Estado, não tenha detectado “nada muito alarmante”, o governo reconhece o problema da vulnerabilidade do Amazonas sobre o desmatamento.

“Nós vamos olhar os recortes desse dado. O boletim não detectou nenhum alerta de aumento do desmatamento nas nossas unidades de conservação estaduais. Porém, é importante dizer também que o nosso olhar é para além das unidades de conservação. O foco da secretaria em relação ao controle do desmatamento fica muito no sul do estado. Primeiro porque faz fronteira com esses estados e municípios onde o boletim detectou um aumento do desmatamento. Então, isso aí, já gera um estado de atenção.”, disse Piva.

O Amazonas não é um dos principais do ranking na questão do desmatamento, porém, nos últimos anos, tem sofrido pressões e um consequente aumento do desmatamento. Ainda de acordo com o secretário executivo da Sema, a secretaria busca atuar sobre a questão, até mesmo de forma integrada. “É importante dizer que a secretaria desenvolve as políticas públicas de prevenção e controle do desmatamento, e tudo aquilo que é correlacionado a esse tipo de ação”.

 

Fonte: http://d24am.com/amazonia/amazonas-perdeu-6-km%C2%B2-de-floresta-no-mes-de-janeiro/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001