web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 16, 2015

Portugal: Quercus pede a ministro limites mais exigentes para poluentes do ar


A Quercus apelou hoje ao ministro do Ambiente, que participa no conselho europeu desta área, para que defenda limites mais exigentes nas emissões de alguns poluentes, nefastos para a saúde e a natureza.

"A demora na tomada de ação para a melhoria da qualidade do ar seria inaceitável, tendo em conta os custos associados para a saúde e para o ambiente", pelo que a associação dirigiu a Jorge Moreira da Silva um conjunto de recomendações e aguarda "com expectativa" as negociações que vão decorrer nos próximos meses.

Os ministros do Ambiente dos 28 Estados membros estão hoje, 15 de Junho, reunidos em Bruxelas e da agenda consta, segundo um comunicado da Quercus, a análise da proposta da Comissão Europeia para revisão da diretiva Tetos Nacionais de Emissão (TNE).

Numa carta enviada ao ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, os ambientalistas alertam para a importância de ser realizada "uma revisão ambiciosa" daquela diretiva no sentido de reduzir os níveis de poluição na Europa e, assim, melhorar a saúde e o ambiente, sobretudo em áreas urbanas, também em Portugal.

Defendem que os compromissos de redução de emissões para 2020, 2025 e 2030 devem ser mais ambiciosos, as obrigações fixadas para 2025 devem ser juridicamente vinculativas, o metano deve ser mantido no âmbito da diretiva e o mercúrio deve ser introduzido neste pacote de regras.

A diretiva TNE é um instrumento fundamental para reduzir as emissões em todo o continente europeu, ao estabelecer limites de emissão nacionais de poluentes atmosféricos, como o dióxido de enxofre (SO2), óxidos de azoto (NOx), compostos orgânicos voláteis não metano (COVNM) e amónia (NH3), consideram.

A Quercus tem alertado para episódios de incumprimento dos valores limite de alguns poluentes atmosféricos em Portugal, como as partículas inaláveis (PM10), os óxidos de azoto (NOx), e dos limiares de alerta e de informação ao público de ozono (O3) definidos pela legislação europeia e nacional.

Outras organizações ambientalistas e a Agência Europeia do Ambiente (EEA na sigla em inglês) têm chamado a atenção para este problema e a instituição refere que a poluição atmosférica é responsável por mais de 400.000 mortes prematuras na União Europeia, número que em Portugal foi de 6.037 em 2011.

Num relatório divulgado em março, a EEA refere que a melhoria da qualidade do ar esperada na Europa será insuficiente para impedir efeitos negativos na saúde enquanto "os impactos resultantes das alterações climáticas deverão piorar" a poluição.

Com a atual legislação, "é esperada a continuação de melhorias nos níveis de poluição do ar, mas só até 2030, depois o progresso deverá abrandar", refere a EEA.

Os custos relacionados com a exposição à poluição atmosférica, associados ao aumento de doenças cardiorrespiratórias, internamentos hospitalares, uso de medicamentos e dias de trabalho perdidos "são um fardo para a economia e em Portugal estão estimados entre 5.130 e 15.390 milhões de Euros em 2010", salienta a Quercus, acrescentando que a poluição do ar também afeta a biodiversidade, os habitats naturais, as culturas agrícolas, os edifícios e os materiais.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/pais/405941/quercus-pede-a-ministro-limites-mais-exigentes-para-poluentes-do-ar



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001