web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Abr 10, 2019

Em cidades poluídas, fazer exercício ao ar livre exige alguns cuidados


Atividades físicas em grandes cidades podem ser feitas em diferentes níveis, dependendo dos locais e do grau de poluição, alertam médicos

Do Portal do Governo

Quem quer se exercitar ao ar livre em uma cidade grande como São Paulo pode encontrar alguns desafios. Um deles é a poluição causada pelos veículos, que ajudam no processo inflamatório do sistema cardiovascular.

Mas, isso não deve impedir a prática, já que o exercício físico regular diminui esse processo de inflamação sistêmica, protegendo o coração e vasos.

O pneumologista Ubiratan de Paula Santos explica que é possível se exercitar em grandes cidades em diferentes níveis, dependendo dos locais e do grau de poluição. “O recomendado é estar em vias secundárias de tráfego, a pelo menos 200 metros de corredores de veículos”, recomenda.

O sedentarismo é um problema que atinge os moradores das grandes cidades. A rotina estressante e cansativa impede muitas vezes que as pessoas reservem um tempo para se dedicarem aos exercícios. A auxiliar Ana Guimarães conta que, por conta do trabalho e de cuidar dos filhos, não sente vontade de se exercitar.

“Sei que é importante. Porém com a minha rotina fico muito cansada. Não consigo acordar mais cedo e não tenho ânimo para fazer a tarde”, afirma.

O oncologista Paulo Hoff explica que “os exercícios físicos podem combater a obesidade e auxiliam no equilíbrio hormonal, dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, além de serem importantes na recuperação e reabilitação dos pacientes oncológicos, por assumirem um impacto positivo sobre corpo e mente”.

Outros grupos com dificuldade de mobilidade

Alguns grupos com dificuldade de mobilidade também devem evitar o sedentarismo. Para as grávidas, por exemplo, o ideal é não exagerar na hora da malhação, mas nunca abandonar a atividade física (sempre com o acompanhamento de um especialista).

Os idosos também devem ser atentar a manter uma rotina que inclua exercícios físicos moderados. A prática constante é um meio de manter os músculos firmes e o reflexo em dia, evitando tombos e lesões.

“Segundo a OMS, idosos fisicamente ativos tem a menor prevalência de depressão se comparado a idosos que não praticam atividade física. A autoestima está diretamente ligada a isso”, completa a fisioterapeuta Maria Simone Barreto.

 

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/em-cidades-poluidas-fazer-exercicio-ao-ar-livre-exige-alguns-cuidados/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001