web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 10, 2019

Plataforma da ONU para mapear áreas de preservação ambiental completa 60 anos


O Banco de Dados sobre Áreas Protegidas, mantido pela ONU Meio Ambiente e parceiros, completa 60 anos em 2019 com informações sobre 245 mil reservas, unidades de conservação e outros territórios sob medidas de preservação ambiental. A plataforma online, de acesso gratuito, consolidou-se como repositório de estatísticas que orientam a tomada de decisões em fóruns globais sobre meio ambiente.

Mico-leão-dourado na Reserva Biológia Poço das Antas, no Rio de Janeiro. Foto: Flickr (CC)/Bart van Dorp
Mico-leão-dourado na Reserva Biológia Poço das Antas, no Rio de Janeiro.
Espécie é considerada em perigo pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil.
Foto: Flickr (CC)/Bart van Dorp

Banco de Dados sobre Áreas Protegidas, mantido pela ONU Meio Ambiente e parceiros, completa 60 anos em 2019 com informações sobre 245 mil reservas, unidades de conservação e outros territórios sob medidas de preservação ambiental. A plataforma online, de acesso gratuito, consolidou-se como repositório de estatísticas que orientam a tomada de decisões em fóruns globais sobre meio ambiente.

Em 1959, o então secretário-geral da ONU, Dag Hammarskjöld, estabeleceu a primeira lista de parques nacionais e reservas ambientais equivalentes. O catálogo viria a se tornar o atual Banco de Dados sobre Áreas Protegidas (WDPA, na sigla em inglês), um projeto conjunto entre as Nações Unidas e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A iniciativa é gerenciada pelo Centro Mundial de Monitoramento da Conservação, vinculado à ONU Meio Ambiente.

Mas quais são as contribuições dessa plataforma para o bem-estar dos ecossistemas e das formas de vida, incluindo os seres humanos, que vivem no planeta? Exemplos não faltam.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), por exemplo, usa o banco de dados da ONU para informar gestores de recursos naturais sobre incêndios florestais dentro e no entorno de áreas protegidas.

O Ministério da Saúde do Quênia utilizou as informações da iniciativa para uma análise de 2016 sobre o controle da malária.

O portal também é a espinha dorsal de outras plataformas de governança e tomada de decisão, como a Ferramenta Integrada de Avaliação da Biodiversidade, que ajuda centenas de agentes do setor privado a incluir questões de biodiversidade em seus planejamentos e processos.

Um artigo publicado em maio na renomada revista científica Nature ressalta como o banco de dados tem contribuído com a mensuração do cumprimento de objetivos e acordos internacionais, como as Metas Aichi de Biodiversidade.

Esse conjunto de metas prevê, até 2020, a redução da perda de habitats naturais, a prevenção da extinção de espécies ameaçadas e a instituição de áreas protegidas em 17% da superfície terrestre e em 10% das zonas marinhas e costeiras, entre outros compromissos. Com o fim do período para a implementação do programa de Aichi, a comunidade internacional está se preparando para adotar uma nova agenda de biodiversidade, sob a liderança do Secretariado Executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica.

A base de dados das Nações Unidas revela avanços — hoje, por exemplo, as áreas protegidas de ecossistemas marinhos já representam uma superfície maior que os territórios dos Estados Unidos e da Rússia combinados. Mas lacunas na conservação das espécies e na proteção dos ecossistemas naturais permanecem.

Para atender às necessidades de informação dos decisores políticos, a plataforma virtual vai continuar a se desenvolver e se expandir. Nos próximos anos, o projeto deve fortalecer os vínculos com outros bancos de dados e iniciativas semelhantes, a fim de difundir informações mais abrangentes, além de representar melhor as áreas protegidas sob a governança de povos indígenas, comunidades locais e atores privados.

Em breve, o programa também deve incluir áreas que trazem importantes benefícios para a conservação, embora não se enquadrem na definição de área protegida.

“Iniciativas globais como o WDPA podem levar a mudanças reais. Depois da designação da Área Protegida Marinha da região do Mar de Ross, em 2017, por exemplo, os governos da Nova Zelândia e Estados Unidos proibiram a pesca em mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de área protegida, numa tentativa de preservar mais de 16 mil espécies, incluindo o pinguim-de-adélia e a baleia minke”, afirma Naomi Kingston, chefe de programa para Conservação de Paisagens Terrestres e Marinhas, do Centro Mundial de Monitoramento da Conservação.

“Esperamos continuar trabalhando com nossos incríveis parceiros por muitos anos anos ainda, canalizando o nosso conhecimento e expertise coletivos para apoiar a comunidade global, conforme nos concentramos em levar adiante metas exequíveis e realísticas, mas ambiciosas, para a conversação da biodiversidade.”

Em novembro do ano passado, a plataforma online do Banco de Dados sobre Áreas Protegidas, chamada Protected Planet, firmou uma parceria com a Sociedade National Geographic e a IUCN para lançar o projeto Protected Planet Live, uma interface interativa que compila informações sobre o estado das áreas protegidas, sua gestão e seu papel na conservação da biodiversidade.

Para acessar o conteúdo do banco de dados da ONU, acesse a plataforma Protected Planet clicando aqui.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/plataforma-da-onu-para-mapear-areas-de-preservacao-ambiental-completa-60-anos/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001