web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 17, 2019

Poluição do ar afeta o corpo inteiro, garante revisão de estudos científicos


Análise abrangente de artigos científicos encontra relação comprovada entre o ar tóxico e danos da cabeça aos pés, incluindo demência, doenças cardíacas e pulmonares, problemas de fertilidade e redução da inteligência

Poluição atmosférica: sintoma do atual impasse da humanidade / Foto: MattGush

Uma nova revisão global abrangente encontrou impactos impressionantes da poluição do ar na saúde humana. As pesquisas analisadas apontam que diversos tipos de enfermidades pelo corpo inteiro, desde a concepção até o envelhecimento, estão sendo causados pelas micropartículas tóxicas suspensas no ar.

De doenças cardíacas e pulmonares a diabetes e demência, e de problemas no fígado e câncer de bexiga a ossos frágeis e pele danificada. Fertilidade, fetos e crianças também são afetados pelo ar contaminado, alertam os cientistas na revisão, publicada na revista Chest.

Existem mais de 70.000 artigos científicos que demonstram que a poluição do ar está afetando a saúde humana. E esse é só o começo, o impacto de diferentes poluentes em muitas doenças ainda precisa ser estabelecido. Muitas outras pesquisas estão em andamento, por exemplo, em relação ao mal de Parkinson e o autismo, para as quais existem algumas evidências.

Dean Schraufnagel, da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), que liderou as avaliações, disse ao jornal The Guardian: “Eu não ficaria surpreso se quase todos os órgãos fossem afetados. Se algo está faltando [da revisão] é provavelmente porque ainda não houve pesquisa”.

A poluição do ar é uma “emergência de saúde pública”, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e uma “assassina silenciosa” porque seus efeitos generalizados não são frequentemente atribuídos ao ar tóxico. Mais de 90% da população mundial respira ar tóxico. Uma nova análise indica 8,8 milhões de mortes precoces a cada ano – o dobro de estimativas anteriores – fazendo da poluição do ar um assassino mais poderoso do que o tabagismo.

AFP Forum
Xangai, na China, coberta por neblina e poluição: a saúde pública está obrigando o país a agir

O caminho da poluição dentro do corpo

Os problemas começam quando a poluição é inalada. Como as partículas suspensas no ar são muito pequenas, elas conseguem penetrar nos pulmões e são transportadas pelo corpo todo. Causam problemas respiratórios, da asma ao enfisema ao câncer de pulmão. E também aumenta o risco de ataques cardíacos, pois as artérias se estreitam e os músculos enfraquecem.

Podem percorrer o nervo olfativo até o cérebro. Acidentes vasculares cerebrais, demência e redução da inteligência são condições que afetam o cérebro e têm sido associadas à poluição do ar. Há também evidências de que o sono insuficiente pode ser uma consequência da inalação de ar tóxico.

O corpo entende as partículas de poluição como bactérias, então as células de defesa vão atrás delas e liberam enzimas e ácidos para matá-las. “Essas proteínas inflamatórias se espalham pelo corpo, afetando o cérebro, os rins, o pâncreas e assim por diante”, disse Schraufnagel. Chegando a afetar o fígado e a causar inúmeros cânceres, inclusive na bexiga e no intestino. O aumento na síndrome do intestino irritável foi encontrado, por exemplo, em uma das pesquisas. Até mesmo o envelhecimento da pele, urticárias e ossos frágeis estão associadas ao ar tóxico.

Uma área emergente de pesquisa também sugere que a poluição do ar pode afetar até a maneira como os genes funcionam. Outra questão perturbadora é o dano à reprodução e às crianças. A fertilidade é reduzida e os abortos aumentados pela exposição à poluição do ar. Um estudo recente encontrou poluentes nas placentas que nutrem os fetos. As crianças são especialmente vulneráveis, segundo a revisão, já que seus corpos ainda estão se desenvolvendo. A exposição ao ar sujo leva a pulmões atrofiados, aumentos na obesidade infantil, leucemia e problemas de saúde mental.

 

Fonte: https://www.revistaplaneta.com.br/poluicao-do-ar-afeta-o-corpo-inteiro-garante-revisao-de-estudos-cientificos/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001