web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 17, 2019

São Paulo: Ar seco e poluição fazem crescer busca por atendimento médico


Com a falta de chuvas em boa parte do país, população fica mais suscetível a infecções respiratórias ou a complicações de doenças já existentes

Fernando Mellis, do R7

Qualidade do ar em São Paulo cai no inverno
Qualidade do ar em São Paulo cai no inverno
Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress

A previsão de tempo seco em boa parte do Brasil até o fim do mês não é uma boa notícia para quem sofre de problemas respiratórios.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo estima aumento de "pelo menos 30% no atendimento pelas unidades de saúde da capital a pessoas que apresentam problemas respiratórios".

Em grandes hospitais, como a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o número de pacientes com queixas relacionadas ao sistema respiratório também tem aumento entre 20% e 30% nesta época do ano, estima o médico pneumologista Roberto Stirbulov.

"Tem duas situações: indivíduos que não têm doença respiratória e pegam alguma infecção; e aquelas pessoas que têm doenças como asma, rinite, DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica], e acabam tendo uma piora devido ao tempo seco", explica.

Normalmente, os que mais sentem os efeitos do ar seco são crianças e idosos. As complicações são ainda piores em áreas muito urbanizadas, como São Paulo.

"Com o ar mais seco, quando a temperatura cai, a dispersão de poluentes é menor. Essa concentração de poluentes e ar seco provocam pequenas lesões nas vias aéreas que facilitam as infecções", acrescenta o médico.

Na Grande São Paulo, não há previsão de chuva pelo menos até o dia 26 de junho. Mesmo se ela vier, pode ser em volume insuficiente para limpar a atmosfera. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a umidade relativa do ar não fique abaixo de 60%. Níveis menores acarretam problemas para a saúde humana. Em São Paulo, nas horas mais quentes do dia, esses patamares chegam a ficar entre 30% e 40%. O mesmo acontece em outras regiões, como o Distrito Federal, por exemplo.

Os sintomas desse conjunto de ar seco e poluição podem variar desde irritação nos olhos e garganta, até quadros de mal-estar geral e febre.

Stirbulov recomenda que se procure um médico em casos de febre, catarro amarelado e falta de ar.

"Até o começo de agosto, é comum o aumento de casos de doenças respiratórias", afirma a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo em nota.

Cuidados

Apesar de o ar seco e a poluição serem incômodos para a maior parte das pessoas, há maneiras de minimizar os efeitos. São elas:

• Manter-se hidratado;

• Evitar a prática de exercícios físicos nas horas mais quentes do dia;

• Usar colírios no caso de olhos ressecados;

• Lavar as narinas com soro fisiológico;

• Evitar bebidas alcoólicas em excesso.


Fonte: https://noticias.r7.com/saude/ar-seco-e-poluicao-fazem-crescer-busca-por-atendimento-medico-16062019



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001