web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 24, 2015

Sema: Qualidade ar está inadequada em 80% das cidades de Mato Grosso


Queimadas, falta de chuva e o fenômeno climático El Niño. A combinação desses fatores foi determinante para fazer com que a qualidade do ar fosse considerada inadequada em pelo menos 80% dos municípios de Mato Grosso, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

As consequências disso podem ser doenças respiratórias, circulatórias e cardiovasculares. Da lista dos 15 municípios monitorados regularmente pelo órgão, somente Barra do Garças, distante 516 km de Cuiabá, tem qualidade do ar considerada boa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que a quantidade de material particulado (proveniente da fumaça), que é o que mais prejudica a saúde humana, deve ser de 25 microgramas por metro cúbico. Na capital, de acordo com boletim do dia 22 de setembro, esse índice estava entre 43 e 45. Em Várzea Grande, na região metropolitana, oscilou entre 43 e 45. Em Juína, a 737 km da capital, os números ficaram entre 55 e 60. A situação começou a ficar pior desde o dia 11 de setembro, conforme a pasta de Meio Ambiente.

O El Niño cria a situação atmosférica favorável para que a fumaça das queimadas não se disperse, como a seca prolongada e a ausência de vento, explicou o coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema, o químico Sérgio Figueiredo. "Isso faz com que a alta concentração de monóxido de carbono e de material particulado não seja dissipada", afirmou.

A melhora da qualidade do ar em Mato Grosso está diretamente ligada com a ocorrência de chuvas e também a diminuição das queimadas, afirmou Figueiredo. "E não somente as queimadas em Cuiabá ou Chapada dos Guimarães. Estamos falando do estado todo e também de outros estados, porque a fumaça se espalha", disse o químico.

Um dos reflexos da poluição é a chamada perda de visibilidade do horizonte. Quem mora em Cuiabá já deve ter percebido que a cidade, em alguns momentos, fica envolta em fumaça. E, caso a chuva demore demais para vir e as queimadas aumentem, a capital poderá viver novamente o fenômeno 'smog', que consiste numa camada densa de poluição e neblina (comum em grandes centros). A última vez em que foi verificado na capital de forma mais severa foi em 2007.

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/09/qualidade-ar-esta-inadequada-em-80-das-cidades-de-mt-diz-sema.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001