web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 19, 2019

Atitudes que atenuam os males da poluição para a saúde cardiovascular


Os poluentes atmosféricos podem causar infarto, AVC e por aí vai. Mas um especialista conta o que pode amenizar os efeitos do ar sujo no coração

Por Dr. José Luis Aziz, cardiologista*

o que a poluicao causa no coracao
A poluição atmosférica pode provocar infarto, AVC, aumento da pressão arterial...
(Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)

São numerosos os estudos, nacionais e internacionais, que comprovam os males da poluição para o coração. Arritmias, aumento da pressão arterial, maior risco de aterosclerose, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são as consequências possíveis de um meio ambiente insalubre.

Não há dúvida de que a poluição se inclui, cada vez mais, entre as causas de doenças cardiovasculares ou de sua piora. Tal ameaça, aliás, é agravada nos meses mais frios, quando costumam ocorrer as chamadas inversões térmicas, que concentram fumaça e outras impurezas do ar em baixa altitude.

Acontece que é difícil se defender dos altos índices de poluentes na atmosfera das grandes cidades brasileiras, até porque não têm sido adotadas políticas públicas eficazes para combatê-los. Assim, resta adotar medidas defensivas dentro das limitações existentes.

Uma tática que ajuda é manter a casa fechada nos dias de maior poluição do ar. O mesmo se aplica aos veículos. O ideal é deixar o ar-condicionado ligado e sempre com o filtro limpo.

Caminhadas e exercícios em ruas e avenidas com trânsito elevado são desaconselháveis, pois o esforço físico aumenta o fluxo respiratório, intensificando a inspiração do dióxido de carbono emitido pelos automóveis. É muito comum ver pessoas correndo em canteiros de avenidas ou fazendo esporte em espaços adjacentes, em áreas de alta emissão de carbono. Isso deve ser evitado – prefira ambientes mais calmos.

Indivíduos com alguma doença cardiovascular ou que já têm fatores de risco, como obesidadediabeteshipertensão, vida sedentária, colesterol e triglicérides altos, devem redobrar tais cuidados. Esses problemas, somados à poluição, podem ter efeito mais grave.

Tabagismo, nem pensar! Esta é uma “autopoluição” do organismo, com efeitos ainda mais nocivos se misturada à do ar.

Em todas essas questões, há algo crucial: se não temos cidades ambientalmente limpas, podemos, sim, manter nosso organismo despoluído. Como? Mudando nossos hábitos de vida e alimentares, realizando controle médico periódico, vencendo o sedentarismo, não fumando e não consumindo álcool de maneira inadequada. Pessoas com vida e dieta saudáveis possuem mais condições de enfrentar a hostilidade ambiental do meio urbano.

Como membros da sociedade, é legítimo e necessário que defendamos políticas públicas ambientalmente corretas e a melhoria da qualidade da vida. Porém, na esfera individual, ser mais saudável depende de uma atitude firme diante de nós mesmos e das pessoas que amamos!

Dr. José Luis Aziz é cardiologista e diretor de Comunicação da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/guenta-coracao/atitudes-que-atenuam-os-males-da-poluicao-para-a-saude-cardiovascular/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001