web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 19, 2019

Ciclones que atingiram Moçambique são alerta, diz Organização Meteorológica Mundial


A devastação causada pelos ciclones Idai e Kenneth em Moçambique dentro do espaço de poucas semanas é um alerta sobre mais ciclones tropicais de alto impacto, enchentes costeiras e chuvas intensas ligadas à mudança climática, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) no fim de maio (29).

Uma missão enviada pela OMM a Moçambique para averiguação de fatos recomendou um pacote de prioridades para redução de riscos de desastres, com intuito de fortalecer os sistemas de alertas do país africano e reduzir danos socioeconômicos relacionados aos desastres.

O distrito de Macomia, em Cabo Delgado, Moçambique, foi duramente atingido pelo ciclone Kenneth, que chegou ao porto em 25 de abril. Foto: OCHA/Saviano Abreu
O distrito de Macomia, em Cabo Delgado, Moçambique, foi duramente atingido pelo ciclone Kenneth,
que chegou ao porto em 25 de abril. Foto: OCHA/Saviano Abreu

A devastação causada pelos ciclones Idai e Kenneth em Moçambique dentro do espaço de poucas semanas é um alerta sobre mais ciclones tropicais de alto impacto, enchentes costeiras e chuvas intensas ligadas à mudança climática, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) no fim de maio (29).

Uma missão enviada pela OMM a Moçambique para averiguação de fatos recomendou um pacote de prioridades para redução de riscos de desastres, com intuito de fortalecer os sistemas de alertas do país africano e reduzir danos socioeconômicos relacionados aos desastres.

“Os dois ciclones são um aviso de que Moçambique precisa construir resiliência”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em mensagem a uma conferência internacional para assegurar apoio à reconstrução.

“Embora o número de ciclones tropicais globalmente seja esperado para cair no futuro, o número de ciclones tropicais mais intensos (categorias 4 e 5), associados a maiores chuvas, irá aumentar em um clima mais quente”, disse.

“O aumento futuro no nível do mar irá exacerbar o impacto de tempestades em regiões costeiras, levantando preocupações sobre enchentes, particularmente para cidades baixas, como Beira”, disse Taalas. Isto levanta grandes preocupações sobre a vulnerabilidade de Moçambique a enchentes, tanto de rios quanto do mar.

A equipe afirmou que investimentos de quase 27 milhões de dólares são necessários para o setor meteorológico e hidrológico. Isto inclui reconstrução, reabilitação e modernização de infraestruturas e de equipamentos. O valor também abrange pesquisas de solo para mapeamento de riscos, melhorias em sistemas de gerenciamento de base de dados, treinamentos e ferramentas de comunicação.

Ciclones consecutivos sem precedentes

O Idai chegou às proximidades de Beira em 14 de março com força de Categoria 4, provocando um dos priores desastres relacionados às condições climáticas a atingir o Hemisfério Sul. O volume de meses de chuva caiu em apenas horas.

As consequências humanitárias foram gigantescas. O ciclone e enchentes subsequentes causaram a morte de mais de 600 pessoas, feriram cerca de 1,6 mil, afetaram mais de 1,8 milhão de pessoas e causaram uma estimativa de 773 milhões de dólares em danos a prédios, infraestruturas e à agricultura.

“Em tempos de enchentes, moçambicanos buscam segurança nos telhados de prédios. Mas a ferocidade do Idai arrancou telhados. A magnitude do ciclone, o tamanho do surto da tempestade e a extensão das enchentes superaram anos de trabalho de autoridades”, disse Lucio, que trabalhou no passado para o serviço meteorológico nacional de Moçambique.

A visita da equipe coincidiu com o ciclone tropical Kenneth, que chegou em 25 de abril à província de Cabo Delgado como o ciclone tropical mais intenso a atingir a área.

A missão da OMM teve foco no ciclone Idai, especialmente em termos de dados a equipamentos e de coordenação e colaboração institucional incluindo serviços meteorológicos, hidrológicos e de desastres.

No entanto, suas conclusões gerais têm objetivo de informar planos e investimentos no fortalecimento do sistema de alerta e de gerenciamento de riscos, particularmente durante reconstrução.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/ciclones-que-atingiram-mocambique-sao-alerta-diz-organizacao-meteorologica-mundial/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001