web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 21, 2019

Ilhas solares flutuantes podem mitigar emissões globais de CO2


Ilha solar flutuante experimental, para captura de CO2. Foto: European Scientist
Ilha solar flutuante experimental, para captura de CO2. Foto: European Scientist

Por Ruy Fontes – Redator

Enquanto a maioria dos países investem na geração de energia solar para evitar novas emissões de gases de efeito estufa, um projeto apresentado por cientistas europeus busca uma nova abordagem no uso das placas solares.

Apresentado na edição de junho da revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences jornal, o projeto desenvolvido por cientistas Suecos e Noruegueses visa a instalação de milhões de ilhas artificiais movidas a energia solar para a captação do CO2 presente na água do mar.

Com 100 metros de diâmetro, cada uma delas seria coberta por painéis fotovoltaicos para a geração de energia, que alimentaria navios laboratórios responsáveis pela captação do CO2 e hidrogênio da água do mar, e sua conversão em Metanol, combustível usado no setor de transportes.

Para isso, os cientistas propõem o uso de equipamentos de dessalinização e eletrólise da água marinha para obtenção do hidrogênio, além de protótipos apresentados para a captura do CO2 e sua hidrogenação em Metanol.

Com uma produção estimada de 15.300 toneladas do combustível por ano, os cientistas calculam que 3.2 milhões dessas ilhas seriam suficientes para compensar todas as emissões globais provenientes dos combustíveis fósseis.

Muitos desafios ainda persistem, entretanto, como as condições climáticas locais, sendo as linhas costeiras ao longo do equador (Indonésia, norte da Austrália e o Brasil) os locais mais indicados no estudo, com muita radiação solar e pequenas ondas.

Os custos também seriam outro desafio, razão pela qual escolheu-se a geração fotovoltaica como fonte elétrica, que a cada ano fica mais acessível com a queda do preço da energia solar.

Segundo os cientistas, a importância desse projeto se deve ao fato de que as fontes renováveis, embora de vital importância para a redução das emissões de CO2, ainda não conseguem poupar por completo o uso dos combustíveis fósseis.

 

Fonte: https://www.ecodebate.com.br/2019/06/21/ilhas-solares-flutuantes-podem-mitigar-emissoes-globais-de-co2/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001