web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 26, 2019

Sedam alerta sobre riscos de queimadas em Rondônia


A preocupação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com as práticas de queimadas acontece o ano todo, mas se..

Por Secom
GOVERNO DE RONDÔNIA
Rondônia está entre os estados que mais praticam queimadas. Foto: Frank Nery

A preocupação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com as práticas de queimadas acontece o ano todo, mas se intensifica principalmente nos meses de julho a outubro, considerados meses onde o clima é bastante seco. Em 2018 o órgão registrou cerca de 85 denúncias de incêndios e queimadas que ocorreram, em sua maioria, na zona rural, com mais de 20% de notificações por parte da Sedam.

Todas as denúncias de suspeitas de incêndios criminosos são encaminhadas para a ouvidoria da Sedam, através dos números 0800-647-1320, 3212-9648 que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30, ou pelo whatsapp 98482-8690 que funciona 24 horas por dia. A ouvidora Solange Batista de Souza esclarece que os canais são direcionados para fazer a autuação ou notificação das suspeitas de incêndios criminosos.

“Nós sempre orientamos à população a ligar para o Corpo de Bombeiros no 193, em caso de incêndios ou queimadas que estejam acontecendo naquele momento, já que eles são os responsáveis a apagar o fogo. Caso haja a suspeita de um incêndio criminoso em áreas urbanas, causado de forma proposital ou sem os devidos cuidados, a recomendação é ligar para a Sema. Se a suspeita for em áreas rurais, o denunciante deve ligar para a Sedam”, afirmou a ouvidora.

Segundo ela, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) possui três canais de denúncias onde a população facilmente pode ter acesso, através dos números: 0800-647-1320, 99374-85 56 ou pelo número 3901-1331.

Uma prática comum, reunir folhas nos quintais da residência e atear fogo, também é crime ambiental e pode resultar em multas. “O que temos observado é que falta na população a conscientização de que com o fogo não se brinca. Mesmo que a pessoa coloque fogo no quintal, por exemplo, ela pode ocasionar um incêndio grave, embora sem intenção. Pois aquele fogo pode se espalhar e tomar grandes proporções. Além de afetar o meio ambiente. Já tivemos casos assim”, lembrou a ouvidora.

Segundo ela, nas áreas rurais existe ainda o costume criminoso de atear fogo para fazer a limpeza das pastagens, o que também colabora com incêndios em grandes proporções. “Nós orientamos e trabalhamos com as populações das áreas rurais para que não façam queimadas, e que, ao invés disso, prefiram fazer a limpeza manual, que é mais segura a todos”.

A Sedam envia ainda equipes a diferentes pontos do estado para alertar sobre os riscos de insistir na prática. “Nós trabalhamos com a conscientização sobre os diversos métodos que podem ser substituídos pelas queimadas, além explicar a importância de sempre acionar o órgão competente em cada situação, evitando multas ou atos infracionais”, explicou a assessora de descentralização da Sedam, Márcia Alves.

As queimadas não oferecem apenas riscos de incêndios em grandes proporções. Elas também colaboram com a destruição do Meio Ambiente, prejudicando a fauna e a flora, além de trazer danos à saúde das pessoas, colaborando com a superlotação das Unidades Básicas de Saúde, o que afeta principalmente o público idoso e infantil, que mais sofrem com as queimadas e o tempo seco.

TELEFONES

Em caso de queimadas ou incêndios, a população deve ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Já para denúncias de suspeitas de incêndios criminosos na área urbana, deve-se ligar para a Sema nos números: 0800-647-1320, 99374-8556 ou 3901-1331.

Caso a suspeita seja na área rural, acionar a Sedam: 0800-647-1320, 3212-9648 ou pelo whats 98482 8690

 

Fonte: https://www.diariodaamazonia.com.br/sedam-alerta-sobre-riscos-de-queimadas-em-rondonia/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001