web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 9, 2015

Poluição do ar em Manaus está o dobro do aceitável pela OMS


Fumaça provocada por queimadas eleva o número de partículas finas na atmosfera e prejudica a qualidade do ar.

 

Izabel Santosizabel.santos@portalamazonia.com
02/10/2015 | 13h06Atualizado em 02/10/2015 17:21:20

 

MANAUS – A nuvem de fumaça que tomou conta de Manaus há dois dias prejudica a qualidade do ar na cidade. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a poluiçãoatmosférica na cidade está o dobro da considerada aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A situação se deve a quantidade de material particulado fino disponível no ar que forma a fumaça.

“O monitoramento do Inpe indica que, hoje (2), Manaus está com 60 a 80 microgramas por metro cúbico de material particulado fino na atmosfera. A OMS diz que o máximo aceitável é de 40, acima disso já começa a apresentar riscos a saúde. Não quer dizer que provoque mortes, mas prejudica as pessoas”, explica o pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, Saulo Freitas.

Para se ter uma ideia, o pesquisador explica que na estação chuvosa a quantidade de partículas na atmosfera varia de 10 a 20 microgramas metro cúbico. No mapa abaixo, gerado pelo Inpe, as áreas em azul são as com qualidade do ar considerada 'boa' e as em marrom são as mais poluídas. Manaus apresenta cores amarelo e laranja, classificadas como ruim e péssimo. Na região oeste do Pará, de onde vem parte da fumaça, a área está em marrom, ou seja, em situação crítica e bastante poluída.

Monitoramento do Inpe mostra poluição em Manaus. Imagem: Reprodução/Inpe

O material particulado fino é o mais nocivo à saúde, pois a partícula é pequena e entra com mais facilidade no sistema respiratório. “Esse dado não quer dizer que em toda a cidade de Manaus o ar esteja igualmente poluído. O número é um valor médio calculado em 20 por 20 quilômetros. Em alguns lugares, a poluição pode estar maior ou menor que isso”, acrescenta.

Solução

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro, explica que o vento e a chuva podem devolver a qualidade do ar à atmosfera local. “O ar só pode ser limpo de duas maneiras: pelo vento, que levaria a fumaça para outras áreas, ou pela chuva, que precipitaria todas as partículas de poluição – fumaça – com as gotas d'água”, explica. Mas destaca que, primeiramente, os focos de calor, que são as fontes de fumaça, devem ser extintos ou controlados.

E as previsões não são animadoras caso a fumaça persista. “Estudos indicam que em regiões de grandes queimadas, onde têm muita fumaça, há dificuldade na formação de nuvens. Isso acontece porque a radiação solar não atinge a superfície da terrestre. Assim as temperaturas ficam mais amenas, mas o ar mais seco por falta de chuvas”, diz.

Causas da fumaça

De acordo com o monitoramento do Inpe, dois processos que contribuem para a fumaça sobre Manaus. “No mapa, vemos que a poluição está vindo de focos de calor a Nordeste, no Pará e no Maranhão, e de locais próximos a Manaus”, diz Freitas. “O transporte de poluição de locais distantes é perfeitamente possível, explicado e comprovado pela Ciência. O vento transporta fumaça para longas distâncias e, no caso da capital do Amazonas, são os ventos alíseos que estão trazendo a fumaça do Pará do Maranhão”, conclui.

Fonte: http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/cidades/poluicao-do-ar-em-manaus-esta-4-vezes-acima-do-aceitavel-pela-oms/?cHash=53824bdafc0dbe420153d6a38d15c384



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001