web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 1, 2019

Chefe da ONU pede maior compromisso do G20 com ação climática e cooperação


O encontro anual do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, começou nesta sexta-feira (28) em Osaka, no Japão, em meio ao que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, descreveu como “um momento de altas tensões políticas”.

“Temos o aquecimento global, mas também temos o aquecimento político global, e isso pode estar relacionado a conflitos comerciais e tecnológicos, a situações em diversas partes do mundo, como no Golfo”, disse Guterres a jornalistas, antes de discursar à cúpula. Ele se referia aos recentes ataques a petroleiros em torno do Estreito de Ormuz e do Golfo do Omã.

A respeito das “incertezas sobre a economia global”, Guterres destacou conflitos comerciais, altos índices de dívidas, mercados financeiros possivelmente instáveis e o risco de desaceleração do crescimento mundial.

Líderes da cúpula do G20 em Osaka, no Japão. Foto: G20 Osaka Summit 2019
Líderes da cúpula do G20 em Osaka, no Japão. Foto: G20 Osaka Summit 2019

O encontro anual do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, começou nesta sexta-feira (28) em Osaka, no Japão, em meio ao que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, descreveu como “um momento de altas tensões políticas”.

“Temos o aquecimento global, mas também temos o aquecimento político global, e isso pode estar relacionado a conflitos comerciais e tecnológicos, a situações em diversas partes do mundo, como no Golfo”, disse Guterres a jornalistas, antes de discursar à cúpula. Ele se referia aos recentes ataques a petroleiros em torno do Estreito de Ormuz e do Golfo do Omã.

A respeito das “incertezas sobre a economia global”, Guterres destacou conflitos comerciais, altos índices de dívidas, mercados financeiros possivelmente instáveis e o risco de desaceleração do crescimento mundial.

Na visão do chefe da ONU, “será muito difícil ter um avanço em relação a alguns dos desafios mais difíceis enfrentados pela comunidade internacional”.

Embora as Nações Unidas não sejam parte do G20, Guterres expressou agradecimento pela oportunidade de “falar a líderes e mostrar a eles nossas preocupações”.

“Salvar o planeta”

O secretário-geral ressaltou a urgência de responder à mudança climática como uma prioridade. Ilustrando um cenário de “ondas de calor na Europa, seca na África, tempestades acontecendo também na África e no Caribe” e a “multiplicação” de desastres naturais mais intensos e mais frequentes, Guterres disse que “a mudança climática está avançando mais rápido do que nós”.

“Todas as análises que podem ser feitas mostram que a situação, em termos práticos, está pior do que podíamos ter previsto e que a disposição política tem fracassado”, disse. Segundo Guterres, isto é “um paradoxo que precisa ser respondido”.

Admitindo sua crença na ciência, Guterres citou o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), que expressa que até o final do século 21 as temperaturas não podem ultrapassar 1,5°C. Isto se traduz em neutralidade de carbono até 2050, que exige mais ambição por parte de governo e de outros atores.

Guterres falou sobre a cúpula do clima, que será realizada em setembro em Nova Iorque, onde pedirá a líderes mundiais um maior compromisso com as ações climáticas. Os tópicos a serem abordados incluem “precificação de carbono, acabar com subsídios para combustíveis fósseis e não aceitar a ideia de uma aceleração da construção de usinas de carvão”. Segundo o chefe da ONU, estes temas são “absolutamente essenciais para salvar o planeta”.

Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é outro desafio no qual “estamos ficando para trás”, disse.

“Se projetarmos os diferentes Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, a evolução desde o começo até agora e até 2030, estaremos mais ou menos no meio do que a comunidade internacional determinou quando a Agenda 2030 foi aprovada”, disse.

“Países precisam fazer mais, mobilizando seus próprios recursos internos, melhorando suas governanças, reduzindo corrupção, implementando o Estado de Direito”.

Irã, China, EUA e a economia digital

Após discursar à imprensa, Guterres respondeu a uma série de perguntas, incluindo sobre tensões crescentes entre Estados Unidos e Irã. Guterres reiterou seu apoio ao Plano de Ação Conjunto e Abrangente (JCPOA, na sigla em inglês), que tem o objetivo de coibir a aquisição de armas nucleares por Teerã.

“Sempre acreditei e continuo acreditando que o JCPOA é um instrumento muito importante e um fator de estabilidade, e que será necessário preservá-lo”, afirmou. “Obviamente, é essencial desagravar a situação no Golfo” para evitar um confronto com o qual “o mundo não pode arcar”.

Quando perguntado sobre o quanto o presidente norte-americano Donald Trump é responsável por desacordos entre os líderes do G20, ele destacou a importância de diálogos entre os presidente da China e dos EUA. Segundo Guterres, o encontro entre os dois é “provavelmente o encontro bilateral mais relevante a acontecer no G20”.

Sobre economia digital, o chefe da ONU falou sobre o recém-concluído painel de alto nível para a cooperação digital, ressaltando o “grande impacto que” a cooperação – junto com a inteligência artificial – terá sobre a economia digital.

“Veremos uma destruição e uma criação massiva de empregos, mas eles serão diferentes”, disse. Para isso, é preciso “um forte compromisso” de países para garantir educação, proteção social e criação de empregos, a fim de “minimizar os impactos negativos” e “otimizar as contribuições positivas da quarta revolução industrial”.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/chefe-da-onu-pede-maior-compromisso-do-g20-com-acao-climatica-e-cooperacao/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001