web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 3, 2019

Semace inaugura estação móvel e inicia monitoramento da qualidade do ar no Ceará


Alberto Perdigão - Ascom Semace Texto 
Marcos Studart Fotos

O ar que se respira no Ceará começou a ser monitorado oficialmente, nesta terça-feira (2), quando foi inaugurada a estação móvel de monitoramento da qualidade do ar. O equipamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi apresentado, no jardim da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde a estação já funcionava em caráter experimental. Os dados da qualidade do ar (https://www.troposfera.es/br/referencias-2/siam-estado-de-ceara/indice-de-qualidade-do-ar.html) coletados pela estação já estão disponíveis online, para a consulta de pesquisadores, de agentes do Estado e do mercado, e de interessados da sociedade.

Cortaram a fita simbólica o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, o reitor da UFC, Henry Campos, e o presidente do Conselho Estadual e secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ao lado de pesquisadores da Semace e da UFC. As instituições assinaram um termo de convênio para a execução do Monitoramento da Qualidade do Ar do Ceará (MQAr/CE). Os dados da estação da Semace ficarão disponíveis para pesquisadores da UFC desenvolverem projetos relacionados análise, monitoramento, modelagem da qualidade do ar e dispersão de poluentes.

“É uma oportunidade para nos trazer elementos que vão enriquecer as nossas pesquisas”, afirmou o reitor da UFC. Outros convênios deverão ser firmados com outras universidades. “Nós queremos mostrar que a Semace é um órgão que tem servidores mestres e doutores, que podem contribuir para que a gente desenvolva pesquisa”, afirmou o superintendente. O secretário do Meio Ambiente completou: “A gente precisa avaliar, monitorar, fazer o diagnóstico e ter ações concretas para melhorar a qualidade do ar”.

Conheça a estação

A estação móvel foi montada no Brasil com tecnologia dos países mais avançados no monitoramento da qualidade do ar. O equipamento identifica os níveis de 16 elementos químicos encontrados na atmosfera, entre eles materiais particulados inaláveis (PTS, PM10 e PM 2,5), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxido de nitrogênio (NOX) e dióxido de enxofre (SO2).

O trailer percorrerá o território cearense, com o objetivo de mapear a qualidade do ar. Será o primeiro mapeamento do gênero no país. Doze pontos serão observados, duas vezes por ano, uma na temporada de chuva e a outra seis meses depois. Os locais de coleta serão definidos de acordo com a vulnerabilidade a efluentes gasosos e com o número de denúncias recebidas pela Semace.

Quando houver identificação de poluentes ou manchas de qualidade em algum local, será acionado o setor de fiscalização da Semace, que investigará a área, para que sejam tomadas as medidas corretivas ou punitivas de acordo com a legislação. A Semace já monitora a qualidade do ar por meio de uma estação fixa, na área do Porto do Pecém, desde dezembro de 2016.

 

Fonte: https://www.ceara.gov.br/2019/07/02/semace-inaugura-estacao-movel-e-inicia-monitoramento-da-qualidade-do-ar-no-ceara/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001