web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 4, 2019

Embrapa de olho na emissão de gases


O nome da Embrapa é praticamente obrigatório quando se discute meio ambiente, sustentabilidade e tecnologia

Por Adriana Giachinni

Segundo o Sindipeças, 43.371 milhões de veículos circulam pelas ruas do Brasil; cenário que exige o uso de ferramentas para reduzir Carbono
Cedoc/RAC
Segundo o Sindipeças, 43.371 milhões de veículos circulam pelas ruas do Brasil;
cenário que exige o uso de ferramentas para reduzir Carbono

O nome da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é praticamente obrigatório quando se discute meio ambiente, sustentabilidade e tecnologia. Referência internacional no ramo de pesquisa, desenvolvimento e inovação para atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais, a empresa tem entre suas apostas mais recentes a RenovaCalc.

Trata-se de uma calculadora que analisa a emissão de carbonogases de efeito estufa, desenvolvida para o programa RenovaBio, do Governo Federal. O trabalho é coordenado pela Embrapa Meio Ambiente, mas também teve a participação de especialistas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (antigo CTBE), do Agroicone e do prof. Joaquim Seabra da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

Agora para que você, leitor/leitora, entenda os impactos dessa iniciativa é preciso ir por partes. Já se perguntou sobre o processo, desde a produção até a chegada do seu combustível nos postos?

A facilidade com a qual abastecemos nossos veículos pode camuflar ou simplesmente fazer com que nós, motoristas ou passageiros, não coloquemos à devida atenção em toda uma cadeia produtiva, especialmente quando o debate é sobre sustentabilidade de nosso Planeta e fontes de energia.
Assim, pensemos que cada quilômetro rodado é também uma parcela na emissão de gases poluentes e, consequentemente, de dano ao meio ambiente. Eleve o nível e leve em conta que o volume de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus em circulação no País, somente em 2018, chegou a 43.371 milhões, segundo o Sindipeças.

RenovaBio é um programa do governo federal, cujo objetivo é aumentar a produção de biocombustíveis

Pois é aí que a RenovaCalc e o RenovaBio entram em cena. Instituído pela Lei nº 13.576/2017, o RenovaBio é um programa do Governo federal, pelo Ministério de Minas e Energia, cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, pontuando sua importância na redução das emissões de gases de efeito estufa. “O mais interessante é falar que não se trata de um tema apenas na área de transporte e combustível, estamos falando da biomassa na agricultura e de combustíveis alternativos em diversas frentes”, avalia o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi.
“O RenovaBio é uma política pública que expressa muito bem o conceito de sustentabilidade, unindo os aspectos econômicos e ambientais dos biocombustíveis, o que trará importantes impactos sociais, com a descarbonização da matriz energética brasileira."

Equipe planeja ampliar área de atuação

Quando se trata da emissão de gases de carbono a pauta é também sobre efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas. De acordo com o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (de 2016), se confirmado o cenário de aumento de 3° C até 2050, o Brasil Teria como impacto uma redução de até 50% na produção agrícola. Justamente em razão da vulnerabilidade natural dos setores agrícola e florestal que é preciso intervir agora.
Os próximos passos da equipe RenovaCalc é estudar outras categorias de impactos, como a utilização dos recursos híbridos no País e na produção dos biocombustiveis e, semelhante ao carbono, podendo gerar créditos para as empresas mais eficientes em diversos setores.

SOBRE O PROJETO

Além de um canal de diálogo mais próximo com o setor privado, o RenovaBio vai buscar sua atuação baseado em quatro eixos: discutir o papel dos biocombustíveis na matriz energética; desenvolvimento baseado nas sustentabilidades ambiental, econômica e financeira; regras decomercialização e atento aos novos biocombustíveis.

Ele busca fomentar, através de políticas públicas, o mercado de biocombustíveis, em coexistência harmônica com os combustíveis fósseis, e através de um estímulo à constante inovação, destacando a contribuição dos biocombustíveis para a segurança do abastecimento nacional de combustíveis, da preservação ambiental; debatendo até mesmo a importância da agregação de valor à biomassa brasileira.

Meta é reduzir níveis em até 43% em 2030

O projeto da RenovaCalc teve início em 2016. Após dois anos de estudo, entrou em fase de testes, em parceria com as agências certificadoras reguladoras e somente no ano passado foi oficialmente publicado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A ideia surgiu no final de 2015, quando autoridades de diversos países estiveram reunidos em Paris para traçar metas de redução na emissão dos gases poluentes – a chamada 21ª Conferência das Partes (COP 21) da UNFCCC (Acordo de Paris).

Entre os compromissos assumidos pelo Brasil, o RenovaBio o tem o objetivo de contribuir com uma queda de pelo menos 10% das emissões de gases de efeito estufa do transporte em dez anos até 2029.

Após esse o encontro, e mesmo em acordos anteriores, o Brasil assumiu voluntariamente compromissos de redução de emissões, como os previstos no artigo 12 da Lei que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC (Lei n.o 12.187, de 29 de dezembro de 2009), de praticar ações para redução das emissões até 2020, entre 36,1% e 38,9%, deixando de emitir 1 bilhão de toneladas de CO2 equivalente (t CO2 eq). Outra meta é reduzir em 80% a taxa de desmatamento na Amazônia e em 40% no Cerrado (redução de emissões de 669 milhões de tCO2 eq). Para 2030, a meta do País é reduzir em até 43% das emissões em relação aos níveis de 2005.

“A agropecuária é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e no cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo País”, destacam os pesquisadores da Embrapa.

Pensando nisso, a RenovaCalc funciona como uma ferramenta similar a uma calculadora, onde as empresas cadastradas no RenovaBio, interessadas em Créditos de Descarbonização (CBios), deverão detalhar aspectos agrícolas e industriais de seus produtos que resultam na emissão de carbono. A avaliação resulta em nota que, por sua vez, garante certificações. “A participação das usinas geradoras é voluntária, porém as distribuidoras são obrigadas por lei a fazer sua parte das descarbonização”, explica a pesquisadora Marília Folegatti.

 

Fonte:http://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/07/campinas_e_rmc/845654-embrapa-de-olho-na-emissao-de-gases.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001