web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 5, 2019

Santana do Cariri é uma das poucas cidades do país que monitora a qualidade do ar


Por 

Com estação instalada há um ano percebeu-se que, por duas vezes, o nível de "partículas inaláveis" ultrapassou o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Antonio Rodrigues

Ao constatar que a região do Cariri era desprovida de qualquer monitoramento da qualidade do ar, o Laboratório de Estudos em Poluição do Ar (LEPA), que faz parte do Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) implantou, há um ano, uma estação de medição na Casa de Pedra, no distrito de Inhumas, em Santana do Cariri. Há apenas 319 equipamentos ativos como este em todo país, a maioria na região Sudeste.

A estação mede as chamadas “Partículas Inaláveis”, que têm diâmetros muito pequenos – abaixo de 10 micrometros; 1 micrometro = 0,000001 m – e são muito penetrativos no organismo humano, chegando, inclusive, ao trato respiratório inferior, podendo, assim, gerar sérios efeitos à saúde, dependendo da quantidade e composição química dessas partículas.

“A ideia é ter esse monitoramento operacionalizado de modo permanente, gerando informações úteis para as pesquisas em saúde pública, a educação ambiental das escolas locais e visitantes, bem como fazer a divulgação às autoridades e população”, explica o professor Luiz Francisco Pires Guimarães Maia, do Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências da UFRJ.

Por duas vezes, o nível de partículas inaláveis ultrapassou o recomendado pela OMS. (Fonte: UFRJ)

O material coletado em Santana do Cariri é analisado no Rio de Janeiro, com um convênio de cooperação com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), que recentemente instalou um equipamento semelhante na cidade de Brejo Santo.

Nos dados divulgados até agora, os índices mostram que nos meses de outubro e novembro de 2018, por duas vezes, o nível de partículas inaláveias ultrapassou o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso pode acontecer, eventualmente, mas já requer uma atenção maior do Município.

(Colaborou Ypsilon Félix)

 

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/cariri/ciencia/santana-do-cariri-e-uma-das-poucas-cidades-do-pais-que-monitora-a-qualidade-do-ar/24075



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001