web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 11, 2019

Termómetros atingem máximos históricos no Alasca


Os termómetros registaram durante a semana passada um novo valor de temperatura máxima no estado norte-americano do Alasca. Foi batido o recorde que datava do longínquo ano de 1969. Contamos-lhe tudo aqui.

João Tomás

Calor histórico num local caracterizado pelas temperaturas amenas.

Um centro de alta pressão, localizado sob o Alasca, provocou na semana passada uma onda de calor sem precedentes. Os valores de temperatura máxima rondaram os 30°C em quase toda a área do Estado, quebrando recordes, principalmente nas cidades de Anchorage, KenaiKing Salmon eFairbanks.

Na cidade de Anchorage, capital do Estado, o recorde de temperatura máxima situado nuns impressionantes 29°C registados no dia 14 de julho de 1969, foi pulverizado no passado dia 4 de julho, tendo sido registados 32°C. Isto, quando a temperatura média nesta altura do ano, para aquele local é de 17°C. A cidade registou também seis dias consecutivos com temperaturas máximas acima dos 26°C, a maior série alguma vez registada desde 1952, ano em que se começaram a registar as temperaturas diárias.

As áreas na costa Sul do Alasca, todo o território a Sul de Fairbanks, bem como o Oeste até ao Mar de Bering foram severamente afetadas por este evento climático extremo. No Norte do Estado, apesar das temperaturas anormalmente elevadas, o calor fez-se sentir com menor intensidade.

Consequências da vaga de calor

Em vastas áreas do Alasca, a elevada temperatura fez-se acompanhar de uma espessa nuvem de fumo. Isto deve-se ao elevado número de incêndios florestais registados nas últimas semanas. Apesar da grande maioria destes incêndios estar relacionado com trovoadas e respetivos relâmpagos, as invulgares condições de temperatura e humidade relativa facilitam a propagação dos incêndios a vastas áreas de floresta autóctone, durante períodos consideráveis. Relatos apontam para fogos que lavram na região de Fairbanks desde a última semana de junho.

A nuvem de fumo provocada por estes incêndios florestais tem impactos severos na população, diminuindo drasticamente a visibilidade e a qualidade do ar. A visibilidade em alguns locais é menos de 1600 metros e foram detetadas elevadas concentrações de partículas nocivas no ar.

Estão ativos, esta semana, 38 incêndios florestais em todo o Estado do Alasca que já consumiram uma área total aproximada de 200.000 hectares de floresta. Esta área corresponde a cerca de 52% do total de área ardida em todo o país. O maior incêndio está a lavrar a Norte de Fairbanks, tendo já dizimado uma área superior a 69.000 hectares, tornando-se no maior incêndio dos Estados Unidos no ano de 2019.

 

Fonte: https://www.tempo.pt/noticias/actualidade/termometros-atingem-maximos-historicos-no-alasca.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001