web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 18, 2019

Conama define novos integrantes por sorteio


Colegiado terá a partir de agora 23 conselheiros, representando governo federal, estados, municípios, empresas e ONGs ambientais. Estrutura enxuta mantém proporcionalidade e dá mais eficiência

Realizado na sede do Ibama, com apoio da Caixa Econômica, o sorteio foi acompanhado por dirigentes de instituições públicas e ONGs
Realizado na sede do Ibama, com apoio da Caixa Econômica, o sorteio foi acompanhado
por dirigentes de instituições públicas e ONGs

Brasília – Foi realizado na manhã desta quarta-feira (17) o sorteio para a escolha da representação no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) dos governos estaduais e municipais e entidades empresariais e ambientalistas. A iniciativa está prevista no artigo 2º do Decreto nº 9.806/2019, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de maio deste ano, que modificou a composição do colegiado.

Pelo decreto, o Conama passa, a partir de agora, a ter 23 conselheiros, sendo dez fixos, representando o governo federal, e 13 rotativos – cinco de estados, cada um de uma região geográfica do País; dois de municípios, dentre as 26 capitais de estados; dois do setor empresarial, dentre as confederações da Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura e Transportes; e quatro de entidades da sociedade civil, entre as registradas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas.

Todos os representantes rotativos terão mandato de um ano, ao final do qual darão lugar a substitutos. Estados, municípios e confederações farão rodízio permanente conforme a ordem de colocação definida nesta quarta e não precisarão mais passar por sorteio. Já as entidades ambientalistas terão que ser sorteadas a cada ano.

De acordo com o sorteio, realizado no auditório do Ibama, em Brasília, com apoio da estrutura de loterias da Caixa, participarão do Conama no mandato 2019/2020 os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Piauí; os municípios de Belém (PA) e Porto Alegre (RS); e as confederações da Agricultura e da Indústria.

AMBIENTALISTAS

As entidades ambientalistas sorteadas foram a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (AM), a Associação Terceira Via (SP), o Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (BA) e a Comissão Ilha Ativa (PI).

Elas ficaram, pela ordem, nos quatro primeiros lugares da lista das 673 ONGs. Mas, conforme a regra estabelecida no Edital 1/2019, para manter a vaga ainda dependem de habilitação, mediante entrega de documentação, em até cinco dias úteis, a contar da publicação da apuração no DOU. O resultado da lista definitiva das entidades ambientalistas será publicado no DOU até 6 de setembro.

Além dos conselheiros rotativos, vão integrar o Conama o ministro do Meio Ambiente (presidente), a secretária-executiva do MMA, o presidente do Ibama e representantes da Casa Civil e dos ministérios da Economia, Infraestrutura, Agricultura, Minas e Energia, Desenvolvimento Regional e Secretaria de Governo da Presidência da República.

Desse modo, o Conama passa dos atuais 96 membros para 23, garantindo o princípio da proporcionalidade e eficiência administrativa. A ideia é tornar o trabalho desenvolvido em plenário e nos grupos temáticos mais objetivo e com melhor foco de atuação.

O Conama é responsável pelo estabelecimento de normas para o licenciamento de atividades potencialmente poluidoras, determinação de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados e avaliação da implementação e execução da política e normas ambientais do País, definindo sistemas de indicadores.

SERVIÇO:

Veja como fica a nova composição do Conama

- Ministro do Meio Ambiente (Presidente)
- Secretaria Executiva do MMA
- Presidência do Ibama
- Casa Civil da Presidência da República
- Ministério da Economia
- Ministério da Infraestrutura
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Ministério de Minas e Energia
- Ministério do Desenvolvimento Regional
- Secretaria de Governo da Presidência da República
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
- Tocantins
- Piauí
- Belém
- Porto Alegre
- Confederação Nacional da Agricultura
- Confederação Nacional da Indústria
- Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico 
- Associação Terceira Via 
- Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia 
- Comissão Ilha Ativa

Confira os resultados gerais do sorteio pela ordem

ENTIDADES EMPRESARIAIS

1º) Confederação Nacional da Agricultura (CNA); 2º) Confederação Nacional da Indústria (CNI); 3º) Confederação Nacional do Comércio (CNC); 4º) Confederação Nacional de Serviços (CNS)
5º) Confederação Nacional dos Transportes (CNT)

ESTADOS

Região Sul
1º) Rio Grande do Sul; 2º) Paraná; 3º) Santa Catarina
Região Sudeste
1º) Rio de Janeiro; 2º) São Paulo; 3º) Minas Gerais; 4º) Espírito Santo
Região Centro-Oeste
1º) Mato Grosso do Sul; 2º) Mato Grosso; 3º) Distrito Federal; 4º) Goiás
Região Norte
1º) Tocantins; 2º) Amazonas; 3º) Amapá; 4º) Roraima; 5º) Pará; 6º) Acre; 7º) Rondônia
Região Nordeste
1º) Piauí; 2º) Pernambuco; 3º) Alagoas; 4º) Sergipe; 5º) Rio Grande do Norte; 6º) Bahia; 7º) Paraíba; 8º) Maranhão; 9º) Ceará

MUNICÍPIOS

1º) Belém (PA); 2º) Porto Alegre (RS); 3º) Belo Horizonte (MG); 4º) João Pessoa (PB); 5º) Fortaleza (CE); 6º) Macapá (AP); 7º) Boa Vista (RR); 8º) Rio Branco (AC); 9º) Natal (RN); 10º) São Luís (MA); 11º) Porto Velho (RO); 12º) Palmas (TO); 13º) Recife (PE); 14º) Curitiba (PR); 15º) Goiânia (GO); 16º) São Paulo (SP); 17º) Teresina (PI); 18º) Aracaju (SE); 19º) Campo Grande (MS); 20º) Manaus (AM); 21º) Salvador (BA); 22º) Maceió (AL); 23º) Cuiabá (MT); 24º) Vitória (ES); 25º) Rio de Janeiro (RJ); 26º) Florianópolis (SC)

ENTIDADES AMBIENTALISTAS

1º) Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (AM); 2º) Associação Terceira Via (SP); 3º) Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (BA); 4º) Comissão Ilha Ativa (PI)

. Para ter acesso à lista completa de cada segmento sorteado, incluindo as 673 entidades ambientalistas, acesse a página do Conama. Na página, clique na 60ª Reunião Extraordinária. Lá, também pode ser acessado o Edital nº 1/2019, que regulou o processo de escolha dos novos conselheiros

Ascom MMA
(61) 2028-1227

Fonte: http://www.mma.gov.br/component/k2/item/15543-conama-define-novos-integrantes-por-sorteio.html


Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001