web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 8, 2019

Microfósseis indicam aquecimento global que ocorreu há milhões de anos


Cientistas estudaram fósseis de pequenos vertebrados para entender mudanças climáticas que ocorreram após uma grande extinção em massa

Microfósseis de pequenos vertebrados marinhos foram analisados por pesquisadores (Foto: Universidade da Nova Inglaterra)
MICROFÓSSEIS DE PEQUENOS VERTEBRADOS MARINHOS FORAM ANALISADOS
POR PESQUISADORES (FOTO: UNIVERSIDADE DA NOVA INGLATERRA)

Há 252 milhões de anos, durante o fim do período Permiano e começo do Triássico, ocorreu uma extinção em massa de cerca de 95% de todas as espécies marinhas e de 70% dos animais dos continentes. Cientistas da Austrália e da China estudaram microfósseis, para mapear o período, conhecido como “A Grande Agonia”, e entender situações de aquecimento global e mudanças climáticas extremas que ocorreram no passado.

Os pesquisadores se concentraram em estudar as variações de tamanho dos conodonta, animais de uma classe de vertebrados primitivos. Fósseis maiores ou menores indicaram para os cientistas como foi o impacto geológico das mudanças climáticas daquela época. Com essas estruturas, os arqueólogos conseguemiram estimar a que temperatura as rochas chegaram.

“Os conodonta são achados em abundância em rochas marinhas sedimentares”, afirma em comunicado, Ian Metcalfe, pesquisador da Universidade de Nova Inglaterra. “Isso que os faz o melhor grupo de fósseis para nos ajudar a datar o paleozóico e o triássico”.

Ian Metcalfe (de pé) e Kui Wu, estudante da China University of Geosciences, estudam microfósseis com a ajuda de um microscópio (Foto: Universidade da Nova Inglaterra)
IAN METCALFE (DE PÉ) E KUI WU, ESTUDANTE DA CHINA UNIVERSITY OF
GEOSCIENCES, ESTUDAM MICROFÓSSEIS COM A AJUDA DE UM MICROSCÓPIO
(FOTO: UNIVERSIDADE DA NOVA INGLATERRA)

Graças aos fósseis desses vertebrados, os pesquisadores detectaram mudanças drásticas  nas temperaturas globais durante os primeiros cinco anos do período triássico. De acordo com os achados, as médias eram bem altas e o calor podia chegar até os 37 ºC.

Isso ajuda não só a entender as mudanças climáticas que ocorreram há milhões de anos, mas também serve para achar informações sobre níveis de maturação termal das rochas – dados valiosos para as indústrias que exploram hidrocarbonetos, como a do petróleo.

Os estudiosos acreditam que esses vertebrados marinhos sejam ancestrais dos Myxini, uma classe de peixes marinhos, em forma de enguia, conhecidos como peixes-bruxas. Os conodonta podem ter contribuído, no passado, para o surgimento de outros vertebrados - como nós humanos.

 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/08/microfosseis-indicam-aquecimento-global-que-ocorreu-ha-milhoes-de-anos.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001