web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 21, 2015

Cetesb avalia se caminhões são os novos vilões do ar em Cubatão, SP


Cetesb instalou estações móveis para medir nível das partículas. Segundo estudo, nível de poeira está fora dos padrões de qualidade do ar.

 

Mariane Rossi

Do G1 Santos

Empresa do Polo Industrial de Cubatão, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)

Empresa do Polo Industrial de Cubatão, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)

A Cetesb instalou duas novas estações móveis no Polo Industrial de Cubatão (SP) para monitorar a qualidade do ar e, principlamente, os níveis de poeira provocada pela intensa passagem de caminhões e veículos na região. Dados do último relatório feito pelo órgão revelam que os níveis de concentração dessas partículas ultrapassam os padrões de qualidade do ar, o que pode afetar a saúde da população.

O último relatório da Cetesb com informações relativas à qualidade do ar foi publicado em março deste ano. Os dados foram coletados entre os meses de maio e setembro de 2014, em relação a vários tipos de poluentes, entre eles, as partículas totais em suspensão (PTS), que representam os materiais sólidos e líquidos em suspensão na atmosfera, como poeira, pó e fuligem, provenientes de veículos e indústrias.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabele padrões de acordo com a quantidade de concentração de poluentes. Os Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, se ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população. Os Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

O relatório da Cetesb apontou que, na estação da Vila Parisi, em Cubatão, o nível de concentração de partículas totais em suspensão ultrapassou 11 vezes o padrão primário de qualidade do ar, que é, em 24 horas, 240 microgramas por metro cúbico.

O CONAMA também estabelece os níveis de Atenção, Alerta e Emergência para a execução do Plano de Emergência para Episódios Críticos de Poluição do Ar. O nível de atenção, que é considerado a partir de 375 microgramas por metro cúbico para as partículas totais em suspensão, foi atingido três vezes na Vila Parisi. O maior valor alcançado foi de 556 μg/m³, no dia 4 de julho.

Relatório da Cetesb sobre partículas totais em suspensão, em 2014 (Foto: Reprodução/Cetesb)

Relatório da Cetesb sobre partículas totais em suspensão, em 2014 (Foto: Reprodução/Cetesb)

Marcos Cipriano, gerente da agência da Cetesb de Cubatão, explica que há três estações na cidade e outras duas estações móveis começaram a operar no último mês. Os novos equipamentos foram colocados em pontos estratégicos, próximos ao Ecopátio e a empresa Anglo American.

Segundo ele, a partir da década de 80, as empresas do polo industrial fizeram um grande esforço para melhorar a qualidade do ar na cidade e as medidas vêm sendo implantadas até hoje. Mas novas fontes estão surgindo.

“Antes a gente tinha só indústria, hoje temos uma série de pátios reguladores, de caminhões, de contêineres em torno do polo industrial e queremos saber qual a contribuição disso para a qualidade do ar. Há suspensão muito grande de poeira, a gente identifica isso. Com as ações de controle tentamos reduzir as emissões na indústria, mas ela (poeira) pode estar mascarada em outro lugar”, disse Cipriano.

Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, por dia passam cerca de 23 mil veículos comerciais nos arredores do Polo Industrial de Cubatão. Quando se trata de veículos de passeio, a média é de 53,5 mil veículos por dia. Os dados são das pistas sul e norte da rodovia Anchieta.

De acordo com a Cetesb, as novas estações serão monitoradas de 40 a 60 dias. Cipriano acredita que, em até 120 dias, a Cetesb poderá ter acesso aos primeiros dados e pensar em novas ações. “A questão ambiental é dinâmica. Estamos buscando sempre mais informações para melhor trabalhar a questão da evolução da redução de emissão”, falou.

Veículos parados na Rodovia Conego Domenico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá) (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

Veículos parados na Conego Domenico Rangoni (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/10/qualidade-do-ar-cai-e-pode-piorar-qualidade-de-vida-em-cubatao-sp.html

Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001