web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 5, 2019

Brasília: Debatedores defendem aprovação de projeto sobre qualidade do ar


Estudo mostra que o número de mortes provocadas pela poluição em São Paulo é duas vezes maior do que em acidentes de trânsito

Apenas sete estados fazem o monitoramento da qualidade do ar, segundo informação divulgada durante debate
promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano

Especialistas e empresários defenderam nesta quarta-feira (4) a aprovação de uma diretiva específica do Estado para melhorar a  qualidade do ar. A avaliação foi feita durante audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados para debater o Projeto de Lei 10521/18, que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar e cria o Sistema Nacional de Informações de Qualidade do Ar.

O texto estabelece princípios e parâmetros para o tema, como os padrões de qualidade do ar, sua relação com o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais e o licenciamento ambiental. O representante da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Cláudio Darwin Alonso, elogiou a iniciativa.

"Olha, é muito importante que ele saia, porque é o último a sair. Já saiu o Plano de Águas, o Plano de Resíduos Sólidos, e enfim, está saindo o de Ar, que, com os devidos aperfeiçoamentos que a Câmara vai fazer, vai sair ótimo", avaliou.

Vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=69kHCLJhrZ0&feature=youtu.be

Mas o representante da Cetesb tem ressalvas. Como os parâmetros de poluição mudam com o tempo, ele acha um erro haver uma lei que estabeleça, como traz o projeto, a existência de dois padrões de qualidade do ar, um que trata da concentração de poluentes que, se ultrapassada, pode afetar a saúde da população e outro que trata da concentração de poluentes que provocam apenas mal-estar na população e pequenos danos ao meio ambiente. Ele defende que os padrões de qualidade sejam baseados na saúde e nas descobertas feitas ao longo do tempo sobre os malefícios dos poluentes.

Monitoramento
Segundo dados citados na audiência, o Brasil não monitora a qualidade do ar na maior parte do território. Apenas sete estados fazem esse tipo de acompanhamento, nenhum na Região Norte e apenas um no Nordeste, a Bahia. Os outros estados que monitoram o ar são Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

A poluição do ar é a quarta causa de mortes no mundo e a primeira causa ambiental, alertou a representante do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag. Em São Paulo, o número de mortes provocadas pela poluição do ar é duas vezes maior do que em acidentes de trânsito.

"Nós temos resoluções e leis que não são cumpridas. Então, de uma certa forma precisamos de uma lei de fato que imponha metas, sanções, de forma que não haja a possibilidade de não se cumprir todo o arcabouço legal que existe em relação a isso", observou.

Críticas
A mesma opinião tem a representante do Conselho Internacional do Transporte Público, Carmen Araújo, que afirma que algumas resoluções do Conama não se conectam. Opinião diferente tem o representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Júnior, que considera um erro se a Política Nacional da Qualidade do Ar entrar em detalhes que poderiam ser supridos por resoluções do Conama, que são menos burocráticas e mais facilmente atualizadas com base em recentes pesquisas científicas.

O relator do projeto, deputado José Ricardo (PT-AM), entende a preocupação da indústria.

"O setor empresarial se preocupa com a nova lei que vai criar obrigações pra ele, vai apertar e exigir que ele faça investimentos para diminuir a poluição, no caso fabricantes de veículos, mais regras para produzir veículos que poluam menos. Mas essa é razão de uma legislação. Forçar a barra pra agentes poluidores ou agentes que produzam equipamentos que poluam o meio ambiente sejam pressionados a encontrar tecnologias para poluir menos. Acho que essa é a lógica", observou.

O relator da proposta espera que o projeto seja votado na Comissão de Desenvolvimento Urbano em meados de outubro. O representante da Anfavea chamou atenção para a idade da frota de veículos do Brasil. De cada 10 veículos, 8 são automóveis com mais de 10 anos de fabricação, mesmo tempo de vida de quatro em cada 10 caminhões e pouco mais de um terço dos ônibus em circulação.

Mortes de crianças
Outros números foram apresentados pela representante do Instituto Alana, Thaís Dantas. Segundo ela, em todo o mundo, 169 mil mortes de crianças com menos de 5 anos de idade são causadas pela poluição do ar.

A analista de projetos do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Beatriz Oyama, afirmou que o texto do projeto precisa considerar as características das diversas fontes de poluição do ar e as diferentes responsabilizações: as 'fontes móveis', como automóveis, são de responsabilidade municipal. Segundo ela, cabe ao município melhorar o sistema viário e estimular o uso transporte público. Já o controle das chamadas 'fontes fixas' (indústria, usinas termelétricas e mineração) é estadual e tem articulação com a área de licenciamento ambiental, de acordo com a Política Nacional de Meio Ambiente.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Roberto Seabra


Fonte : https://www.camara.leg.br/noticias/580303-debatedores-defendem-aprovacao-de-projeto-sobre-qualidade-do-ar/


Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001