web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 11, 2019

Incêndios destroem florestas tropicais na Indonésia


Fumaça tóxica se espalha pelo sudeste da Ásia; ilhas de Bornéu e Sumatra são as mais atingidas pelas chamas

Por Da Redação

Fogo consome mata em Kampar: aulas suspensas - 09/09/2019 (Wahyudi/AFP)

Grandes incêndios devastam as florestas tropicais das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia, nesta terça-feira, 10. A fumaça tóxica forçou as autoridades a suspenderem as aulas em centenas de escolas no sudeste da Ásia.

Jacarta vem mobilizando milhares de agentes adicionais desde agosto para impedir o alastramento das chamas e a repetição dos incêndios de 2015, os mais graves em duas décadas. Na ocasião, a região foi “asfixiada” pela fumaça, e a Indonésia enfrentou uma disputa diplomática por ter causado tamanha emissão de poluentes.

Um estudo americano indica que os incêndios de 2015 provocaram mais de 100.000 mortes prematuras por doenças respiratórias e de outros tipos. O presidente indonésio, Joko Widodo advertiu no mês passado que funcionários do governo seriam demitidos se não conseguissem acabar com os incêndios florestais.

Também se acredita que a queimada para a agricultura é a causa dos enormes incêndios que atualmente devastam a Amazônia. Especialistas acreditam que eles poderiam ter um sério impacto na mudança climática.

Assim como acontece em partes da Amazônia atingidas por incêndios, as queimadas na Indonésia são atribuídas a pequenos agricultores que ainda se valem desse recurso para desmatar e limpar terrenos para o plantio. No caso da Amazônia, há também as ações ilegais de mineradores, garimpeiros e grileiros.

Os ecologistas indonésios pediram uma campanha do governo contra o uso das queimadas como sistema de limpeza da terra. “Esperamos que o governo faça cumprir a lei contra as pessoas negligentes que permitiram a queimada de suas terras”, declarou Rudi Syaf, diretor do grupo Verde da Comunidade de Conservação da Indonésia.

Quase 400 escolas permanecem fechadas nesta terça-feira em nove distritos do estado de Sarawak, em Bornéu. Mais de 150.000 alunos foram afetados, de acordo com a secretaria de Educação. Na província indonésia de Jambi, em Sumatra, alguns jardins de infância permanecerão fechados até sexta-feira, 13.

As escolas de ensino fundamental e médio também suspenderam as aulas, mas as autoridades provinciais não divulgaram números precisos sobre estudantes afetados. O prefeito de Jambi, Syarif Fasha, pediu aos moradores que utilizem máscaras de proteção.

“Isto é realmente aterrorizante”, afirmou Atiah, morador de Jambi. “Estou tossindo e tenho dificuldades para respirar. Não sei o que vai significar para minha saúde”, completou.

Bombeiro luta contra chamas na floresta de Kampar, na Indonésia - 09/09/2019 (Wahyudi/AFP)

Malásia

O cheiro da queimada domina a região sudeste da Ásia. A qualidade do ar caiu a níveis “insalubres” em Kuala Lumpur, capital da Malásia, de acordo com o índice de poluentes atmosféricos determinado pela agência nacional de gestão de desastres. Mais de 500.000 máscaras serão enviadas ao comitê de desastres do estado de Sarawak, o mais atingido.

Os moradores e visitantes relatam problemas respiratórios e reclamam de problemas de vista. “Os olhos doem e a fumaça provoca problemas respiratórios”, declarou em Kuala Lumpur a turista indonésia Indah Sulistia. “A neblina também cria problemas para tirar fotos.”

Na segunda-feira 9, o governo malaio planejava uma semeadura de nuvens para induzir a chuva e limpar o ar, liberando certos produtos químicos, embora alguns cientistas questionem a eficácia do método.

(Com AFP)

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/mundo/incendios-destroem-florestas-tropicais-na-indonesia/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001