web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 14, 2019

CO2 pode ser convetido em combustível. A descoberta dos cientistas portugueses


Investigadores do Centro de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa criaram uma molécula que armazena CO2 e converte-o em metano. O próximo passo testar a nível industrial.

© Leonardo Negrão / Global Imagens

Por 
José Milheiro com Guilherme de Sousa

Transformar o dióxido carbono na atmosfera em combustível é possível. Um grupo de cientistas do Centro de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa criou em laboratório uma molécula que ao mesmo tempo que captura o CO2 transforma-o num outro gás, o metano, que pode ser usado como combustível.

"Queríamos converter a molécula, que é bastante estável, noutros produtos que pudessem ser economicamente sustentáveis e menos prejudiciais", revela o investigador Paulo Martinho, que explica as características da molécula, que foi criada pelos cientistas portugueses.

"Não é uma molécula que existe na natureza. É sintetizada em laboratório e consiste numa parte orgânica, que é constituída por carbono e azoto. Uma estrutura em tipo "gaiola", que consegue acomodar metais o cobalto e forma uma estrutura inorgânica em que tem as dimensões corretas para capturar o CO2", detalha o investigador.

A equipa liderada por Paulo Martinho quer levar esta experiência, que alcançou bons resultados em laboratório, para a escala industrial. "Desde que se possa desenvolver algum tipo de material com estas moléculas e que esse tipo de material consiga ter o mesmo comportamento que as moléculas em si, poderemos usar em qualquer situação, desde que tenhamos uma fonte de luz visível e as condições corretas para que o dióxido de carbono possa ser capturado e convertido em metano", sustenta.

 

Fonte: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/interior/co2-pode-ser-convetido-em-combustivel-a-descoberta-dos-cientistas-portugueses-11295574.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001