web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 18, 2019

Partículas de poluição conseguem cruzar a placenta, revela estudo


Cientistas encontraram milhares dessas partículas por milímetro cúbico de tecido em cada placenta analisada

Tráfego intenso: fugir dele pode ajudar as grávidas, mas soluções mais abrangentes dependem de vontade política.
Crédito: Max Pixel

Cientistas da Universidade de Hasselt (Bélgica) revelaram que as poluentes partículas de carbono preto – ou fuligem –, produzidas pela queima de combustíveis fósseis, conseguem atravessar a placenta. A pesquisa, publicada hoje (17 de setembro) na revista “Nature Communications”, é a primeira evidência direta de que as partículas podem entrar na parte da placenta que alimenta o feto em desenvolvimento.

Os pesquisadores encontraram milhares dessas partículas por milímetro cúbico de tecido em cada placenta analisada. Suas conclusões reforçam trabalhos anteriores que ligaram a poluição atmosférica a um risco ampliado de aborto, nascimento prematuro e baixo peso ao nascer.

Liderados pelo professor Tim Nawrot, do Centro de Ciências Ambientais da universidade, os cientistas belgas analisaram placentas de 25 placentas de mães não fumantes que viviam na cidade de Hasselt. Recorrendo a imagens de alta resolução, eles encontraram partículas de carbono preto no lado fetal em cada uma das placentas estudadas.

As dez mães que viviam mais próximas a ruas movimentadas e que foram expostas a níveis mais altos de poluição durante a gravidez apresentaram os mais altos níveis de partículas na placenta, em comparação com as 10 que foram expostas a níveis mais baixos e viviam a pelo menos 500 metros de distância de uma via movimentada. Para os pesquisadores, as partículas foram dos pulmões da mãe para a placenta.

Exposição

A detecção das partículas no lado fetal da barreira placentária significa que é muito provável que os fetos tenham sido expostos, explicou Nawrot. Pesquisas sobre a presença de partículas no sangue fetal e se elas causam danos ao DNA estão em andamento.

Nawrot salientou a gravidade da descoberta pelo momento em que ela ocorre, pois danos ao feto têm consequências para toda a vida. “Esse é o período mais vulnerável da existência”, afirmou. “Todos os sistemas orgânicos estão em desenvolvimento. Para a proteção das gerações futuras, temos de reduzir a exposição.”

Para tentar amenizar o problema, Nawrot recomendou que as mulheres deem preferência a ficar em locais da residência mais afastados das fontes poluidoras, como vias movimentadas. Mas o combate à poluição do ar, ele ressalva, só pode resultar em medidas abrangentes no “nível político”.

 

Fonte: https://www.revistaplaneta.com.br/particulas-de-poluicao-conseguem-cruzar-a-placenta-revela-estudo/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001