web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 20, 2019

Combinação de inverno e ar poluído é perigosa para o coração, diz estudo


Investigação europeia mostra que mais pessoas tratam infartos nos meses frios, especialmente em regiões com altos índices de poluentes no ar

Por Chloé Pinheiro

as principais causas da poluição para o coração
Especialmente no frio, a poluição pode comprometer a saúde cardíaca.
(Ilustração: Augusto Zambonato/SAÚDE é Vital)

A piora na poluição do ar de uma cidade pode levar a uma taxa maior de colocação de stents para desobstruir artérias, um tratamento comum do infarto. E isso acontece especialmente durante o inverno, de acordo com um novo estudo apresentado recentemente no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia.

A pesquisa envolveu cerca de 15 mil poloneses submetidos a esse procedimento com o intuito de tratar um ataque cardíaco ou uma angina instável (uma forte e perigosa dor no peito associada ao entupimento). Dez mil deles viviam em áreas com ar sujo, enquanto o restante morava em cidades não poluídas.

As datas dos procedimentos foram comparadas com informações sobre a qualidade do ar. Ela foi medida semanalmente a partir da concentração de partículas com diâmetro menor que 10 micrômetros (PM10), um tipo de poluente emitido por indústrias siderúrgicas, queimadas e automóveis.
Nas cidades poluídas, a concentração média anual de PM10 foi de 50,95 µg/m3, contra 26,62 µg/m3 nas consideradas não poluídas. Em ambos os cenários, altas momentâneas de PM10 suspenso coincidiram com maior número de tratamentos para um potencial infarto.

Entretanto, houve diferenças entre os dois grupos. Nos habitantes de locais normalmente poluídos, cada elevação extra de 1 µg/m3 de PM10 causou aumento de 0,18 caso de colocação de stent por semana. Já no pessoal que vivia em ambientes mais limpos, o mesmo acréscimo de sujeira atmosférica resultou em 0,22 caso do procedimento.

“O estudo é o primeiro a mostrar que indivíduos vivendo em locais menos poluídos são mais sensíveis a mudanças na qualidade do ar”, explicou à imprensa o cardiologista Rafal Januszek, do Hospital Universitário da Cracóvia, que assina o trabalho. Para ele, os moradores de cidades poluídas teriam uma capacidade adaptativa maior, o que justificaria esse menor efeito de doses adicionais de PM10 na saúde.

No entanto, o risco absoluto de sofrer com os estragos da poluição é certamente maior nas pessoas que vivem sempre em áreas com ar imundo. Isso serve de recado para dizer que não vale a pena conviver em locais poluídos só para ficar “mais adaptado” aos efeitos da sujeira atmosférica.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/combinacao-de-inverno-e-ar-poluido-e-perigosa-para-o-coracao-diz-estudo/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001