web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 21, 2019

Secretário-geral da ONU anuncia nova iniciativa de ação climática para o emprego


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou uma nova iniciativa que visa garantir que a criação de emprego decente e a proteção dos meios de subsistência estejam no centro dos esforços dos países para impulsionar a ação climática, e instou os países a aderir à iniciativa.

A “Ação Climática para o Emprego” será apresentada na Cúpula de Ação Climática do Secretário-Geral da ONU, a ser realizada na segunda-feira (23) na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A iniciativa foi desenvolvida pela Cúpula de Ação Climática, juntamente à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a outros membros da Área de Ação dos Impulsionadores Sociais e Políticos da Cúpula, co-liderada por Espanha e Peru.

Usina eólica em Icaraí, no Ceará. Foto: Ministério do Planejamento

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou uma nova iniciativa que visa garantir que a criação de emprego decente e a proteção dos meios de subsistência estejam no centro dos esforços dos países para impulsionar a ação climática, e instou os países a aderir à iniciativa.

A “Ação Climática para o Emprego” será apresentada na Cúpula de Ação Climática do Secretário-Geral da ONU, a ser realizada na segunda-feira (23) na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A iniciativa foi desenvolvida pela Cúpula de Ação Climática, juntamente à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a outros membros da Área de Ação dos Impulsionadores Sociais e Políticos da Cúpula, co-liderada por Espanha e Peru.

A proposta é elaborar um plano para garantir que os empregos e o bem-estar social das pessoas estejam no centro da transição para uma economia neutra em emissões de carbono.

“Hoje, juntamente à Organização Internacional do Trabalho e aos parceiros Espanha e Peru, estamos lançando a Ação Climática para o Emprego, uma iniciativa que busca colocar a criação de empregos e a proteção dos meios de subsistência no centro dos planos nacionais de mudança climática”, disse Guterres na quarta-feira (18).

Ele acrescentou que “cerca de 1,2 bilhão de empregos, ou 40% do emprego global, depende diretamente de um ambiente saudável e estável. As empresas não podem prosperar em um planeta doente. Os empregos não podem ser mantidos em um planeta que está morrendo”, alertou o secretário-geral da ONU.

“Precisamos que os governos, as empresas e as pessoas em toda as partes unam-se a estes esforços a fim de garantir que possamos acelerar a Ação Climática.”

A nova iniciativa pede que os países formulem planos nacionais para uma transição justa, criando trabalho decente e empregos verdes, e estabeleçam medidas específicas para a serem incluídas nesses planos.

Entre essas medidas, está avaliar os impactos sociais, econômicos e de emprego da ação climática; implementar medidas de desenvolvimento e atualização de habilidades; formular políticas inovadoras de proteção social para proteger trabalhadores e grupos vulneráveis; aumentar a transferência de tecnologia e conhecimento para os países em desenvolvimento, inovação e investimento responsável.

Outras ações incluem promover um ambiente de negócios propício que permita às empresas, particularmente pequenas e médias, adotar processos de produção com baixas emissões de carbono; elaborar políticas econômicas e incentivos para apoiar e incentivar a transição das empresas rumo à produção ambientalmente sustentável de bens e serviços; criar mecanismos para o diálogo social inclusivo, a fim de alcançar um consenso em favor de mudanças transformadoras e sustentáveis.

As Diretrizes da OIT para uma Transição Justa, adotadas por meio de consenso tripartite, oferecem uma estrutura para orientar a transição rumo a economias com baixas emissões de carbono da qual os países podem fazer uso.

Segundo a OIT, medidas para tornar a produção e o uso de energia mais sustentáveis resultarão em ganhos líquidos de cerca de 24 milhões de empregos até 2030.

À medida que as emissões crescem a níveis recordes e as temperaturas globais continuam aumentando, a Cúpula de Ação Climática visa galvanizar ações que reduzirão as emissões e aumentar a resiliência climática.

Durante a Cúpula, serão lançadas iniciativas concretas às quais governos, empresas e pessoas de todo o mundo podem se unir para impulsionar a ação climática.

“Os atores do mundo do trabalho — governos, empregadores e trabalhadores — têm um papel fundamental a desempenhar no desenvolvimento de novas formas de trabalhar, que salvaguardem o meio ambiente para as gerações presentes e futuras, erradiquem a pobreza e promovam a justiça social ao fomentar empresas sustentáveis e ao criar trabalho decente para todos”, disse o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

A iniciativa será implementada sob a direção da OIT, com o apoio de outros parceiros da Área de Ação dos Impulsionadores Sociais e Políticos, incluindo a iniciativa B-Team, a Confederação Sindical Internacional e a Organização Internacional dos Empregadores.

Países interessados em aderir à iniciativa em qualquer momento — inclusive após a Cúpula — ou em receber maiores informações, podem entrar em contato pelo e-mail: spdcast@un.org .

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/secretario-geral-da-onu-anuncia-nova-iniciativa-de-acao-climatica-para-o-emprego/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001