web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 25, 2019

Mudança climática e suas consequências para oceanos e geleiras


Mudança climática e suas consequências para oceanos e geleiras
Partes de um iceberg flutuando no mar em frente à geleira Apusiajik, na Groenlândia - AFP/Arquivos

AFP

Algumas das consequências das mudanças climáticas nos oceanos e regiões glaciais do planeta são irreversíveis, e a humanidade precisa se preparar para isso – alertam os cientistas em um relatório publicado nesta quarta-feira (25).

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) faz em seu relatório uma longa lista de consequências devastadoras.

Estas são algumas delas.

– Aquecimento do mar –

ESPONJAS: os oceanos absorveram cerca de um quarto das emissões de gases causadores do efeito estufa produzidos pelo homem desde os anos 1980. Como resultado, são mais quentes, mais ácidos e menos salgados.

AQUECIMENTO MARINHO: a frequência, intensidade e extensão das ondas de calor marinhas, como as que devastaram a Grande Barreira de Corais, estão aumentando.

EL NIÑO: é esperada a duplicação da frequência de eventos extremos do El Niño – que provocam incêndios florestais, epidemias e afetam ciclones -, se as emissões não forem reduzidas.

ALIMENTAÇÃO: se as emissões não forem reduzidas, o potencial máximo de pesca poderá ser revisto em baixa entre 20% e 24% no século XXI em relação ao período 1896-2005. Desde a década de 1950, as espécies marinhas, do plâncton aos peixes, passando pelos mamíferos, deslocaram-se centenas de quilômetros.

– A elevação do mar –

NÍVEL DO MAR: Se a temperatura subir +2°C, o nível dos oceanos aumentará 43 centímetros até aproximadamente 2100, em comparação com o período 1980-2000. Mas, se aumentar +3°C ou +4°C – como indica a tendência atual -, o aumento será de 84 cm.

No século XXII, a taxa de aumento do nível dos mares do planeta poderá ser 100 vezes mais rápida e passar dos atuais 3,6 milímetros por ano para “vários centímetros”.

Em 2300, pode chegar a vários metros por ano, se as emissões não forem reduzidas.

ADAPTAÇÃO: construir proteções contra o aumento das águas poderá reduzir o risco de inundações entre 100 e 1.000 vezes, sob a condição de investir “entre dezenas e centenas de bilhões de dólares por ano”.

As regiões mais pobres provavelmente não terão os meios para essas grandes obras, particularmente os pequenos estados insulares que podem se tornar inabitáveis e forçar o êxodo de sua população.

ZONAS MOLHADAS: entre 20% e 90% das zonas úmidas devem desaparecer até 2100, devido ao aumento do nível do mar.

– O mar morre –

OXIGÊNIO: a concentração de oxigênio nos hábitats marinhos foi reduzida em 2% em 60 anos e deve perder 3% ou 4% a mais, se as emissões de CO2 não forem reduzidas.

ZONAS MORTAS: o aquecimento da água e a poluição nas costas já estão causando a expansão de “zonas mortas”, onde taxas fracas de oxigênio impedem a vida marinha.

CORAL: os recifes de coral, dos quais 500 milhões de pessoas dependem de alimentos, sofrerão perdas significativas ou, em alguns casos, serão extintos, mesmo com um aquecimento limitado a +1,5°C em relação à era pré-industrial.

– O gelo derrete –

CALOTA POLAR: as duas calotas polares do planeta, na Antártica e na Groenlândia, perderam uma média de 430 bilhões de toneladas por ano desde 2006, o que as torna a principal fonte de aumento do nível dos oceanos.

GELEIRAS: as geleiras, das quais mais de 2 bilhões de pessoas dependem para acessar a água doce, também estão derretendo. É o caso daquelas de baixa altitude nos Alpes, no Cáucaso, ou na Escandinávia, e que podem perder 80% do seu volume até 2100. Muitos outros podem desaparecer, mesmo se o aquecimento global for limitado.

NEVE: as montanhas devem perder uma parte importante de sua cobertura de neve, com impactos importantes na agricultura, no turismo e no suprimento de energia.

– O permafrost –

PERMAFROST: antes de 2100, poderá haver um derretimento significativo do permafrost – a camada de solo permanentemente congelado -, o que causará a emissão de bilhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa.

 

Fonte: https://istoe.com.br/mudanca-climatica-e-suas-consequencias-para-oceanos-e-geleiras/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001