web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 25, 2019

Se não chover até o fim do mês, Goiânia baterá recorde de estiagem dos últimos cinquenta anos


Por Leicilane Tomazini
24/09/2019

Capital do Estado já registra 129 dias sem chuva, mas a previsão, segundo o Inmet, é que ela chegue ainda nesta semana

Nesta terça-feira, 24, Goiânia chega à marca de 129 dias sem chuva, ou seja, faz pouco mais de quatro meses que a cidade está em período de estiagem. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a última precipitação foi registrada no dia 19 de maio.

Para o doutor em geografia e pesquisador na área de climatologia, Diego Tarley Ferreira Nascimento, apesar de preocupante, essa é uma situação recorrente em nossa condição climática. Ele explica que o clima de Goiás é considerado como sendo um clima tropical quente e semi-úmido, com uma sazonalidade bem marcante, que é um período chuvoso que vai de outubro a abril, alternado a um período de estiagem, de maio a setembro.

“Os sete meses chuvosos concentram cerca de 93% (1.522,8mm) do que chove ao longo de todo o ano (1.633,5mm). Por conseguinte, o período de estiagem representa apenas 7% do acumulado anual de chuvas”, pontua o especialista.

O recorde de estiagem, até o momento, ocorreu no ano de 1961, quando a capital passou por 156 dias sem chuvas, entre os dias 11 de maio e 13 de outubro. Até esta terça-feira, 24, estamos empatados com ano de 2017, e, caso não chova até o fim do mês, Goiânia baterá o recorde de seca dos últimos 50 anos.

Boa notícia

Segundo Diego, a previsão é que chova em nossa região até o final desta semana. “Segundo o modelo COSMO, do INMET, são previstas chuvas na porção Sul do estado de Goiás a partir das 18h do dia 25, alcançando a região de Goiânia ao final do dia 26”.

O especialista reitera que a precipitação é esperada por conta de uma forte massa de ar de origem polar que está se deslocando para o território brasileiro: “Junto à frente fria, se formará o mecanismo de transporte de umidade da região Amazônica, denominado Zona de Convergência do Atlântico Sul, trazendo consigo a tão esperada chuva”.

 

Fonte: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/se-nao-chover-ate-o-fim-do-mes-goias-batera-recorde-de-estiagem-nos-ultimos-cinquenta-anos-212036/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001