web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 6, 2019

Estudo associa a poluição do ar a transtornos mentais


A Organização Mundial da Saúde vincula a poluição do ar a doenças mortais como o câncer de pulmão. Porém, novos estudos sugerem que as regiões poluídas também podem auxiliar em casos de distúrbios neurológicos como depressão e transtorno bipolar.

Davi Moura

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas
por ano em todo o mundo.

Geralmente, a poluição do ar está presente em grandes centros urbanos e está relacionada a doenças pulmonares. Uma pesquisa recente mostra uma associação entre a poluição do ar e transtornos psicológicos. Os pesquisadores analisaram dados dos EUA e da Dinamarca para estabelecer seu vínculo. Nos EUA, eles analisaram 11 anos de dados de seguro de saúde para 151 milhões de pessoas que apresentaram pedidos de quatro transtornos psiquiátricos: transtorno bipolar, depressão, transtorno de personalidade e esquizofrenia. Eles também analisaram a epilepsia e a doença de Parkinson.

Os dados do estudo incluem dados de qualidade do ar, da água e da terra da EPA por município e analisaram onde as reivindicações de seguros e as taxas de poluição intensa se sobrepunham. A poluição do ar e o transtorno bipolar surgiram como a mais forte sobreposição. Nos Estados Unidos, os cientistas descobriram que municípios com a pior qualidade do ar, como indicado pela Agência de Proteção Ambiental, tiveram um aumento de 27% no transtorno bipolar e de 6% na depressão, quando comparados à média nacional.

O autor do estudo e o geneticista da Universidade de Chicago Andrey Rzhetsky é cuidadoso ao observar que o estudo não prova definitivamente que a poluição do ar causa doenças mentais, mas ele afirma que a poluição aumenta o risco. Para replicar suas descobertas nos EUA, os pesquisadores também colaboraram com cientistas dinamarqueses para estudar o efeito da poluição na Dinamarca. Ao contrário dos EUA, os dados dinamarqueses analisavam não somente os dados regionais, mas o quanto um indivíduo é exposto à poluição do ar durante a infância. Semelhante aos EUA, a exposição à poluição do ar foi associada a taxas mais altas de transtorno bipolar e depressão.

Pessoas usam máscaras de proteção em Pequim (China) para diminuir os efeitos da poluição.
Fonte: Exame.

Estudos semelhantes no Reino UnidoChinaCoréia do Sul também encontraram uma ligação entre lugares poluídos e problemas de saúde mental. Na Inglaterra, os cientistas estão monitorando atualmente como a qualidade do ar da cidade pode estar afetando 250 crianças. As crianças vão usar mochilas de monitoramento de ar que observam quando e onde encontram mais poluição. As autoridades da cidade dizem que essas informações os ajudarão a melhorar a saúde pública.

Em uma pesquisa publicada no ano passado, cientistas em Pequim descobriram que a inalação de partículas poluentes causa a diminuição da inteligência nas pessoas, levando a menores pontuações verbais e matemáticas. O autor do estudo, Xin Zhang, especulou na época que a poluição estava danificando a substância branca no cérebro.

Enquanto os cientistas ainda tentam estabelecer firmemente um elo entre poluição e problemas de saúde mental, o benefício psicológico de estar na natureza já está firmemente estabelecido: quando passamos um tempo na natureza - seja um deserto intocado ou um parque local -, fazemos um favor ao nosso cérebro estressado do cotidiano.

 

Fonte: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/estudo-associa-a-poluicao-do-ar-a-transtornos-mentais.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001