web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 14, 2019

São Paulo: Cetesb firma acordo sobre logística reversa de embalagens de aerossóis


Termo de compromisso foi assinado com associações do setor na última quarta-feira (9), durante evento em São Paulo

Do Portal do Governo

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (ABAS) e a Associação Paulista de Supermercados (APAS) assinaram, nesta quarta-feira (9), um termo de compromisso para a implantação de um plano de logística reversa de embalagens pós-consumo de aerossóis.

O acordo foi firmado durante o X Congresso Latino-Americano de Aerossol, realizado na capital paulista. O documento teve as seguintes assinaturas: da diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, do diretor de Avaliação de Impacto Ambiental, Domenico Tremarolli, de Hugo Agustin Chaluleu, da ABAS, de Ronaldo dos Santos, da APAS, e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido.

Segundo as metas estabelecidas no acordo, até o fim de 2020 as entidades do setor, signatárias do termo, se comprometem a recolher 22% das embalagens de aerossóis colocados no mercado paulista, até alcançar a meta de 31,8% em 2023.

Para a presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, a assinatura de mais esse termo de compromisso junto ao setor empresarial representa um grande avanço na política estadual de logística reversa. “Ao mesmo tempo em que se busca a redução do volume de embalagens destinadas a aterros ou à incineração, há um estímulo para ampliar a oferta de produtos ambientalmente amigáveis”, salienta a gestora.

Acordos

Em palestra ministrada no primeiro dia do evento, Patrícia Iglecias anunciou que a Cetesb já firmou 12 acordos com vários setores da indústria e do comércio, com vistas à implantação de planos de logística reversa para recebimento, armazenamento e destinação final ambientalmente adequada de embalagens e produtos pós-consumo.

De acordo com a dirigente, mais de 2 mil empresas apresentaram planos de logística reversa para avaliação do órgão ambiental e foram realizadas inúmeras reuniões de trabalho com consórcios e municípios, para oferecer orientações sobre a implementação desses planos e de boas práticas de gestão para a redução de resíduos destinados a aterros.

Quase 200 municípios foram alcançados por esse trabalho, dentro da política da “Cetesb de Portas Abertas”, adotada pela nova gestão da companhia. Na avaliação do presidente da ABAS, Augustin Chaluleu, a Federação Latino-Americana de Aerossóis (FLADA) buscará reafirmar a missão institucional para a promoção do desenvolvimento da indústria, seja no campo tecnológico ou na esfera da política setorial, sem deixar de cuidar da proteção de todo o setor de aerossol de forma sustentável.

 

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/cetesb-firma-acordo-sobre-logistica-reversa-de-embalagens-de-aerossois/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001