web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 16, 2019

Poluição do ar é o risco ambiental mais importante para a saúde humana na Europa


por Inês Moreira Santos - RTP

Embora os alertas sejam cada vez mais e já sejam visíveis algumas mudanças políticas e sociais no combate à poluição, um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA), divulgado esta quarta-feira, afirma que a baixa qualidade do ar foi a causa de cerca de 400 mil mortes prematuras na Europa em 2016.

Quase todas as pessoas na Europa, principalmente as que vivem em cidades e zonas urbanas, estão expostas a níveis de poluição que excedem os limites "saudáveis". A conclusão é do relatório sobre a Qualidade do Ar da Agência Europeia do Ambiente, que apresenta uma visão geral e uma análise atualizada da qualidade do ar na Europa entre os anos 2000 e 2017.

"Atualmente, a poluição do ar é o risco ambiental mais importante para a saúde humana", de acordo com este relatório que analisou ainda os progressos que têm sido feitos de forma a cumprir os padrões de qualidade do ar estabelecidos pelas diretivas da União Europeia (UE) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os estudos mais recentes confirmam que os progressos para a melhoria da qualidade do ar têm sido poucos, apesar dos vários protestos em muitos países, da mobilização mundial e da consciencialização crescente dos impactos da poluição na saúde.

"Os poluentes mais graves da Europa, em termos de danos à saúde humana" são as micropartículas (PM), o dióxido de nitrogénio (NO2) e ozono (O3).

"Alguns grupos populacionais são mais afetados pela poluição do ar do que outros, porque são mais expostos ou vulneráveis a riscos ambientais", explicam os especialistas. Por exemplo, "grupos socioeconómicos mais baixos tendem a ser mais expostos à poluição do ar". Por outro lado, "idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde são mais vulneráveis".

De acordo com as investigações, a elevada concentração de micropartículas foi "responsável por cerca de 412 mil mortes prematuras em 2016", principalmente devido à exposição a longo prazo a estas partículas.

No início dos anos 2000 começaram a ser reduzidas as emissões de poluentes atmosféricos. No entanto, segundo este relatório os níveis de material particularmente fino – as micropartículas – encontravam-se quase inalterados entre 2014 e 2017.

Mas a poluição do ar também prejudica a vegetação e os ecossistemas. São vários os impactos ambientais. Os poluentes atmosféricos "afetam diretamente a vegetação e a fauna, assim como a qualidade da água e do solo e os ecossistemas que deles dependem".

Alberto González Ortiz, autor do relatório e especialista em Qualidade do Ar da AEA, afirmou que embora o nível de partículas perigosas no ar das cidades europeias esteja a diminuir, ainda não diminuiu o suficiente.

A União Europeia exige que os Estados-membros avaliem o nível de poluentes nas áreas urbanas e que atuem se determinados limites forem atingidos. Mas "ainda não atingimos os padrões na UE" e, para o investigador também "é claro que estamos longe de atingir os padrões da OMS".

Esta investigação realça ainda a ligação entre a poluição atmosférica e as alterações climáticas, considerando o impacto destes poluentes no aquecimento global.

Por isso as "políticas direcionadas para a redução de poluentes atmosféricos podem ajudar a manter o aumento da temperatura média global abaixo de dois graus".

Reduzindo as emissões de poluentes, de forma a combater a poluição atmosféricas e os riscos para a saúde humana e ambiental, pode-se desacelerar o aquecimento global, conclui o relatório.

 

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/poluicao-do-ar-e-o-risco-ambiental-mais-importante-para-a-saude-humana-na-europa_n1179490



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001