web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 22, 2019

Marinha mercante quer mudar combustível de embarcações para limitar poluição


Modal representa 3% das emissões de gases do efeito estufa, percentual superior ao de aviões, segundo o Instituto Superior de Economia Marítima (Isemar)

AFP

O transporte marítimo, um dos setores mais poluentes, quer reduzir sua pegada de carbono usando energia mais limpa, mas hesita em limitar a velocidade.

Liderada pela Organização Marítima Internacional (IMO), esta indústria está considerando várias opções para substituir o óleo combustível pesado que propulsa mais de 60 mil embarcações, incluindo os petroleiros e os porta-contêineres usados para o transporte mundial de mercadorias.

O óleo combustível pesado contém uma alta proporção de enxofre e nitrogênio, além de partículas finas.

Esta indústria representa 2,3% das emissões de CO2, segundo a organização profissional Armadores da França, e 3% das emissões mundiais de gases do efeito estufa, segundo o Instituto Superior de Economia Marítima (Isemar). O percentual é superior ao do transporte aéreo.

O transporte marítimo mudará porque é preciso enfrentar a mudança climática — afirmou Edmund Hughes, membro da IMO, durante uma conferência realizada na semana passada em Londres por este organismo, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

— O transporte marítimo usa o pior combustível do mundo e é o único grande setor que não foi regulado — declarou Faig Abbasov, da ONG Transporte e Meio Ambiente (T&E).

Em 2016, a IMO adotou uma nova normativa internacional que divide por sete (0,5% contra 3,5%) o índice máximo de enxofre autorizado no combustível, e que entrará em vigor no início de 2020.

Entre as alternativas, estão biocombustíveis, hidrogênio, eletricidade, barcos à vela e gás natural liquefeito (GNL). O GNL "parece a opção privilegiada hoje", estima um consultor do setor. Os biocombustíveis, diz, "ainda têm impacto demais no uso das terras".

Grandes empresas, como a Shell, defendem a transição para o GNL. Esta solução exige infraestruturas de abastecimento, capacidade de armazenamento a bordo e um motor adaptado.

Custo adicional?

Há outras possibilidades para limitar as emissões poluentes, como o uso de velas e a redução da velocidade dos navios. São baratas e de eficácia imediata.

— O vento é gratuito, deveria ser usado para reduzir as emissões poluentes — acrescenta Faig Abbasov. Grande parte do setor marítimo francês é partidário de fazer isso, e o presidente do país, Emmanuel Macron, também.

O benefício ecológico é exponencial. Um barco que reduz a velocidade de 22,2 para 20 km/h reduz o consumo de combustível em 18%.

— Reduzir a velocidade dos barcos faz parte das opções sobre a mesa, mas não é a única — responde Hiroyuki Yamada, diretor da divisão do meio marinho na IMO. A medida é defendida por alguns armadores, "mas não todos", acrescenta.

Os armadores contrários alegam vários motivos.

— Primeiro, é uma questão de investimento. Se a velocidade for reduzida, serão necessários mais navios — explica Philippe Renaud, diretor do grupo CGA-CGM. E acrescenta que "um trajeto mais longo aumenta o tempo de armazenamento e implica um custo adicional para os clientes".

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2019/10/marinha-mercante-quer-mudar-combustivel-de-embarcacoes-para-limitar-poluicao-ck20u8y1d004c01lg51j7h6a1.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001