web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 26, 2015

Bruxelas foi alertada para escândalo das emissões em 2013


Documentos internos da Comissão Europeia, revelados pelo Financial Times, mostram que o então comissário europeu para o Ambiente, Janez Potocnik, alertou os seus colegas para as práticas das fabricantes automóveis em 2013.

 

26 Outubro 2015, 11:57 por Rita Faria | afaria@negocios.pt

A Comissão Europeia sabia, desde 2013, que as fabricantes automóveis poderiam estar a manipular os testes de emissões poluentes, tendo ignorado os alertas, avança o Financial Times.

De acordo com a publicação, que cita documentos da Comissão Europeia, Janez Potocnik, antigo comissário europeu do Ambiente, alertou os seus colegas para o facto de as fabricantes estarem a falsear os testes europeus, dois anos antes de o escândalo ser publicamente denunciado.

Apesar dos avisos de Janez Potocnik, Bruxelas não tomou medidas para evitar essas práticas, mantendo em vigor – até 2017 - um plano que permitiu à Volkswagen aproveitar as lacunas dos testes de emissões.

Os documentos obtidos pelo Financial Times mostram que a manipulação dos testes era conhecida e debatida, nas mais altas esferas da União Europeia.

Numa carta dirigida a Antonio Tajani, antigo comissário para a indústria, em Fevereiro de 2013, Potocnik referia que ministros de vários países da União Europeia acreditavam que as "discrepâncias significativas" entre o desempenho dos automóveis em estrada e nos testes era o "principal motivo" para os padrões de qualidade do ar não estarem a cair para os níveis exigidos pela legislação europeia.

"Há preocupações generalizadas de que o desempenho [dos carros] tenha sido firmemente adaptado ao cumprimento do ciclo de testes, desconsiderando o aumento dramático das emissões fora desse âmbito restrito", escreveu Potocnik. Os automóveis têm de cumprir os limites de emissões estabelecidos pela União Europeia "em condições normais de condução", acrescentou o responsável.

O então comissário do Ambiente pediu a Tajani que propusesse novas medidas, como a retirada de aprovações de emissões, e a imposição de "medidas de correcção" às fabricantes.

Segundo o Financial Times, as preocupações estavam centradas em técnicas legais utilizadas pelas fabricantes para melhorar os seus resultados, e não a possibilidade de as empresas estarem a utilizar um software fraudulento, como a Volkswagen admitiu ter feito.

Em causa estavam as discrepâncias entre as emissões de óxido de azoto (NOx) registadas em testes de laboratório e os níveis muito mais elevados detectados nos testes em estrada.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bruxelas_foi_alertada_para_escandalo_das_emissoes_em_2013.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001