web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 25, 2019

Poluição do ar pode provocar tumores cerebrais, aponta estudo


Pela primeira vez, pesquisa liga a típica sujeira das grandes metrópoles a um tipo mortal de câncer

Por Sabrina Brito
21 nov 2019
Uma rua com carros congestionados teria poluição suficiente para, com o tempo,
provocar tumores malignos (depositphotos/Reprodução)

De acordo com um novo estudo da canadense Universidade McGill, veiculado no periódico científico Epidemiology, pode haver uma relação entre a poluição do ar e o aparecimento de tumores cerebrais malignos. Publicada neste mês, a pesquisa levou em conta o impacto da aspiração de partículas ultrafinas de sujeira na saúde do homem.

Esse tipo de substância, muito comum em grandes cidades, é invisível a olho nu. No entanto, pode ser facilmente sugada durante a respiração, fazendo com que frequentemente a aspiremos sem saber.

Os cientistas analisaram dados de saúde de quase 2 milhões de canadenses, coletados entre 1991 e 2016, e os relacionaram aos níveis de poluição do ar encontrados nos locais onde essas pessoas viviam. Como conclusão, constataram que mais de 1400 participantes do estudo haviam desenvolvido tumores no cérebro. O levantamento fez com que os especialistas percebessem que, em grandes metrópoles, a aparição desse tipo de câncer pode ser mais comum do que se pensava.

Na média, tumores cerebrais malignos são encontrados em 8 a cada 100 mil pessoas. No entanto, de acordo com os pesquisadores, esse número pode ser maior em cidades poluídas: 9 a cada 100 mil cidadãos sofreriam com a doença. Para isso, basta que o ar contenha acima de 10 mil nanopartículas ultrafinas de poluição por centímetro cúbico — na prática, concentração presente em qualquer via ocupada por veículos poluentes.

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/ciencia/poluicao-do-ar-pode-provocar-tumores-cerebrais-aponta-estudo/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001