web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 27, 2015

Um estranho El Niño


O atual aquecimento das águas do Pacífico, que influencia o clima do mundo, deve ser um mais fortes dos últimos 65 anos.

 

Texto: Edson Franco
27/10/2015
Divulgação

Fazia cinco anos que ele não dava as caras. Agora voltou, muito mais avassalador, e deve perdurar até março de 2016, segundo cientistas americanos e australianos. O El Niño é um fenômeno que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e afeta o clima no mundo todo. Em geral, ele piora condições preexistentes. Locais com muita incidência de chuvas devem se preparar para inundações. Áreas sujeitas a secas convertem-se em desertos.

A Nasa já mostrou que as secas favorecidas pelo El Niño estimulam incêndios nas florestas, um dos grandes fatores de poluição atmosférica. “Tudo indica que o El Niño atual será um dos mais fortes desde 1950”, diz Mike Halpert, diretor do centro de previsões climáticas da Agência Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA. Com base no fenômeno anterior, há razões para preocupação. Em 2010, houve secas excepcionais na Austrália, nas Filipinas e no Equador, tempestades nos EUA, inundações no México e fortes ondas de calor no Brasil.

Para Karla Longo, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a intensificação das ilhas de calor é a consequência mais nefasta do fenômeno no Brasil. Sobretudo no Nordeste, que deve sofrer ainda mais com secas. No Sul, são esperadas chuvas torrenciais. Os reflexos na crise hídrica paulista são incertos. Felizes com o El Niño por aqui, só os produtores de soja e milho do Sul e Sudeste, que esperam ser beneficiados por um verão mais úmido.

Fonte: http://www.revistaplaneta.com.br/um-estranho-el-nino/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001