web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dez 19, 2019

Menor exposição ao ar poluído pode reduzir em 15% o risco de depressão, aponta estudo


Poluição do ar causa a morte de 7 milhões de pessoas ao ano, segundo a OMS.

Por Elida Oliveira, G1

Turistas tiram fotos com a poluição atmosférica tomando o céu do famoso horizonte de Hong Kong. Os meses de inverno trazem regularmente pior qualidade do ar para Hong Kong e outras partes da região devido à direção do vento e às condições climáticas — Foto: Anthony Wallace/AFP
Turistas tiram fotos com a poluição atmosférica tomando o céu do famoso horizonte de Hong Kong.
Os meses de inverno trazem regularmente pior qualidade do ar para Hong Kong e outras partes da
região devido à direção do vento e às condições climáticas — Foto: Anthony Wallace/AFP

Uma menor exposição a materiais particulados, presentes no ar poluído, pode reduzir em até 15% o risco de depressão e suicídio, aponta um estudo da University College London (UCL) publicado nesta quarta-feira (18) no periódico “Environmental Health Perspectives”.

O artigo “Exposição à poluição do ar (materiais particulados) e associações com depressão, ansiedade, bipolaridade, psicose e risco de suicídio” afirma que se fosse reduzida a concentração de materiais particulados no ar – de 44 microgramas por metro cúbico para 25 microgramas por um período maior do que um ano –, o risco de depressão poderia cair 15%.

A poluição do ar contém diversos poluentes, entre eles os materiais particulados, gases poluentes e compostos metálicos e orgânicos. A análise do estudo se concentra nos materiais particulados, que contêm sulfato, nitrato e carbono negro, e estão associados a uma maior recorrência de problemas de saúde relacionados à poluição. Trata-se de pequenas substâncias, de diâmetro de 2,5 a 10 micrômetros e partículas ultrafinas, com menos 1 micrômetro de diâmetro.

"Nós sabemos que algumas das menores partículas do ar poluído podem navegar pelo sistema sanguíneo até o cérebro, mas os cientistas ainda não entendem completamente como a poluição pode afetar a saúde mental. Um dos mecanismos mais prováveis para explicar isso é a inflamação dos tecidos cerebrais, o que é associado ao aparecimento de doenças mentais, ao aumento do risco de depressão e a mudanças na produção do hormônio do estresse (cortisol)", afirma a autora do estudo, Isobel Braithwaite, em entrevista ao G1.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da UCL fizeram uma revisão de estudos em inglês publicados ao longo de 43 anos (de 1974 a setembro de 2017) em seis periódicos científicos com foco na poluição do ar e materiais particulados e suas relações com doenças mentais.

Entre as 1826 citações encontradas, 22 atenderam aos critérios e 9 foram incluídas na meta análise. Os estudos envolveram uma população adulta, acima de 18 anos. Foram excluídas análises envolvendo grávidas e crianças e doenças relacionadas ao uso do cigarro ou à atividade profissional.

"Nós analisamos 22 artigos na íntegra, detalhamos suas descobertas e avaliamos a qualidade desses estudos, mas eles envolvem uma série de diferentes resultados em saúde mental, bem como diferentes tipos de material particulado. Pudemos incluir 5 estudos na meta-análise que tratam da associação entre depressão e a exposição a longo prazo ao PM2.5 (materiais particulados de 2,5 micrômetros de diâmetro) e outros 4 na meta-análise sobre a associação entre exposição a PM10 a curto prazo e risco de suicídio", afirma Braithwaite.

Pessoas passam em meio a condições de fumaça e neblina durante uma manhã fria em Faridabad, na Índia. Os níveis de poluição aumentam durante o inverno no norte do país, quando a qualidade do ar muitas vezes supera os níveis seguros da Organização Mundial da Saúde — Foto: Money Sharma/AFP
Pessoas passam em meio a condições de fumaça e neblina durante uma manhã fria em Faridabad,
na Índia. Os níveis de poluição aumentam durante o inverno no norte do país, quando a qualidade do
ar muitas vezes supera os níveis seguros da Organização Mundial da Saúde — Foto: Money Sharma/AFP

Poluição do ar

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar causa a morte de 7 milhões de pessoas ao ano, devido às partículas finas que penetram no pulmão e no sistema cardiovascular, causando acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, infecções respiratórias, entre elas, pneumonia. Nove em cada dez pessoas respiram ar altamente poluído no mundo, afirma a OMS.

O estudo da UCL cita evidências de que inflamações no sistema nervoso central, causada pelas micropartículas, estão associadas a patologias como depressão e psicose. Outros estudos também apontam relação entre as micropartículas e menor desenvolvimento cognitivo, aumento do risco de demência e de estresse.

“O estudo aponta evidências de que animais e humanos expostos a materiais particulados são induzidos ao estresse oxidativo e à inflamação do sistema neurológico, assim como a neuro toxicidade está associada à mudanças na estrutura do cérebro. Também foram encontrada evidências de que a produção do hormônio do estresse está associada à exposição a materiais particulados”, diz o artigo.

Camada de poluição é vista no céu na zona oeste de São Paulo.  — Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo
Camada de poluição é vista no céu na zona oeste de São Paulo. — Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Emissão de gases poluentes

Apesar das evidências científicas apontando os riscos à poluição do ar, tanto em relação ao aquecimento global quanto em relação à saúde das pessoas, a mais recente Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) terminou sem que os países definissem "compromissos mais ambiciosos" para reduzir as emissões de gases poluentes. O tema deve voltar à pauta em 2020, na próxima COP, que será realizada em Glasgow, na Escócia.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou em agosto um relatório em que dizia que "mudanças sem precedentes" são necessárias para limitar o aquecimento do planeta a 1,5 °C em relação ao nível pré-industrial. O aquecimento é causado pelo efeito estufa provocado pelos gases poluentes.

 

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/12/18/menor-exposicao-ao-ar-poluido-pode-reduzir-em-15percent-o-risco-de-depressao-aponta-estudo.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001