web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jan 30, 2020

Escócia deve atingir 100% de produção de energia renovável em novembro


Imagem de: Escócia deve atingir 100% de produção de energia renovável em novembro

Na contramão da maioria dos países que assumiram compromissos relacionados com a adoção de medidas para reduzir emissões e focar sua produção energética em fontes renováveis e limpas – e não conseguirão honrar o combinado –, a Escócia deve atingir a sua meta antes do final deste ano, a tempo para a Cúpula sobre o Clima da Nações Unidas, que será sediada no país em novembro.

Revolução energética

Já faz algum tempo que a Escócia vem caminhando a passos largos no sentido de substituir completamente o uso de combustíveis fósseis e hoje está entre os principais líderes mundiais na produção de energia renovável. Para se ter ideia, o país estabeleceu a meta de suprir 50% de suas necessidades energéticas a partir de fontes limpas até 2015 e, naquele ano, atingiu 59% de fornecimento, ultrapassando o objetivo inicial.

(Fonte: Wikimedia Commons / Bjmullan / Reprodução)

De lá para cá, os escoceses continuaram conquistando resultados impressionantes – em 2017, 68,1% da energia produzida vieram de fontes renováveis e, em 2018, esse número saltou para 74,6% –, e entre janeiro e julho do ano passado, o país gerou energia eólica suficiente para suprir 100% da eletricidade consumida pelas residências na Escócia e também de milhões de casas do norte da Inglaterra. A última meta a ser conquistada será a adoção de 100% de fontes limpas por seu setor energético, o que deve acontecer até novembro, conforme mencionamos.

Exemplo global

Embora a Escócia faça uso de fontes energéticas como a geotermal, a hidrelétrica, a maremotriz, a bioenergética e a solar, o forte do país é a produção de energia eólica. A maior planta em operação, a Beatrice Offshore Wind Farm, situada no Mar do Norte, tem capacidade para gerar energia suficiente para suprir 450 mil residências com eletricidade, e existem projetos em desenvolvimento para a criação de campos eólicos ainda maiores, como o Seagreen Wind Energy Farm, cuja construção deve ser iniciada em 2022 e, uma vez se encontre em operação, poderá fornecer energia para 1 milhão de casas.

(Fonte: World Economic Forum / Reuters / David Moir / Reprodução)

Além disso, existem projetos para a instalação de mais 100 campos eólicos pelo território escocês, e o país encerrou as operações de sua última central elétrica movida a carvão em 2016. Hoje há apenas uma planta de gás natural em funcionamento na Escócia e o Governo pretende expandir as medidas de adoção de fontes renováveis para os setores de transporte – com a substituição gradual de veículos públicos e privados movidos a combustíveis fósseis por opções elétricas até 2032 – e de produção de aquecimento urbano.

Todas essas medidas foram adotadas após o governo escocês se comprometer, juntamente com o restante do Reino Unido, a zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Mas, segundo as projeções – e considerando o quanto a Escócia leva suas metas ambientais a sério –, o país deverá alcançar esse objetivo em 2045. Bom seria se os maiores poluidores do mundo, como a Rússia e os EUA, seguissem o exemplo dos escoceses e se comprometessem a zelar mais pelo planeta. A China, que também está na caderneta negra dos grandes emissores, assumiu o compromisso de limitar a sua poluição, mas, conforme as coisas andam, esses cortes estão longe de ser suficientes. Pena que não existem mais Escócias!

 

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/149801-escocia-deve-atingir-100-producao-energia-renovavel-novembro.htm



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001