web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 5, 2020

Guterres diz que tensões geopolíticas e desaceleração econômica dificultam ação climática


O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na segunda-feira (3) que os esforços de combate às mudanças climáticas “estão sendo dificultados ainda mais por tensões geopolíticas e pela desaceleração econômica”.

O chefe da ONU discursou num encontro do Grupo de Amigos do Clima, em Nova Iorque. O grupo, criado pela Alemanha em 2018, reúne Estados-membros de todo o mundo com interesse nas questões da mudança climática.

Secretário-geral da ONU discursou em encontro do Grupo de Amigos do Clima. Foto: ONU/Eskinder Debebe
Secretário-geral da ONU discursou em encontro do Grupo de Amigos do Clima. Foto: ONU/Eskinder Debebe

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na segunda-feira (3) que os esforços de combate às mudanças climáticas “estão sendo dificultados ainda mais por tensões geopolíticas e pela desaceleração econômica”.

O chefe da ONU discursou num encontro do Grupo de Amigos do Clima, em Nova Iorque. O grupo, criado pela Alemanha em 2018, reúne Estados-membros de todo o mundo com interesse nas questões da mudança climática.

Guterres lembrou que as Nações Unidas lançaram em janeiro a Década de Ação para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e que a ação climática será uma prioridade durante esses anos.

O secretário-geral disse ainda que conta com os esforços de todos os Estados-membros, mas também “com toda a constelação de parceiros, incluindo cidades, autoridades locais, setor privado, instituições financeiras, comunidade filantrópica e sociedade civil”.

Até o momento, 73 países se comprometeram com a neutralidade do carbono até 2050, incluindo a União Europeia. Ainda assim, esses Estados representam apenas 50% das emissões globais. Para Guterres, “esse compromisso deve se tornar universal.”

O secretário-geral da ONU afirmou também que a Convenção da ONU sobre Mudança Climática, COP 25, que aconteceu em Madri em dezembro, “foi uma decepção”. No encontro desse ano, agendado para dezembro em Glasgow, na Escócia, o mundo “não pode permitir outra reversão”, afirmou.

Medidas

Sobre o setor empresarial e financeiro, Guterres disse esperar que “chegue em breve o momento em que se entenda que não é mais rentável investir na economia cinza”.

Segundo ele, “os maiores emissores têm a responsabilidade de liderar, mas os sinais políticos são preocupantes.” Ele lembrou que é preciso acabar com as centrais a carvão, eliminar subsídios aos combustíveis fósseis e criar um imposto sobre as emissões de carbono.

De acordo com o secretário-geral da ONU, a comunidade internacional precisa aproveitar ao máximo os encontros agendados para os próximos meses.

A conferência de Transporte Sustentável, que acontece em maio em Pequim, na China, é “a oportunidade de alinhar os sistemas de mobilidade com um mundo neutro em termos de clima”.

No mês seguinte, Lisboa acolhe a Conferência dos Oceanos. Para Guterres, o evento deve ser usado “para reverter e acabar com o ataque aos ecossistemas e recursos marinhos do mundo, incluindo a poluição por plásticos”.

Na Conferência da Biodiversidade, em Kunming, na China, em outubro, o mundo deve dar passos para proteger 1 milhão de espécies que estão em risco de extinção a curto prazo.

O secretário-geral da ONU concluiu dizendo que os temas destes encontros são diferentes, mas “os vínculos entre clima, biodiversidade e desenvolvimento sustentável são verdadeiramente amplos”.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/guterres-diz-que-tensoes-geopoliticas-e-desaceleracao-economica-dificultam-acao-climatica/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001