web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 24, 2020

Dia Mundial da Água: recursos hídricos são essenciais para a solução da mudança climática


Em Belarus, turfas como estas estão sendo revitalizadas e ajudam a reduzir os efeitos de carbono, já que podem absorver e capturar o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e reduzir sua concentração no ar. Foto: PNUD/Belarus
Em Belarus, turfas como estas estão sendo revitalizadas e ajudam a reduzir os efeitos
de carbono,já que podem absorver e capturar o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera
e reduzir sua concentração no ar. Foto: PNUD/Belarus

No Dia Mundial da Água – 22 de março -, as Nações Unidas lançaram um relatório que aponta que tanto os impactos quanto as causas das mudanças climáticas vão exigir mudanças maiores na maneira como usamos e reaproveitamos os recursos limitados de água do planeta terra.

novo relatório pede, entre outras coisas, esforços concretos para enfrentar o crescente stress hídrico e aumentar a eficiência no uso de água na agricultura e na indústria. O documento pede ações em três áreas: primeiro, capacitando as pessoas a se adaptar aos impactos da mudança climática; segundo, aumentar a resiliência dos meios de subsistência; e terceiro, reduzindo o que provoca a mudança climática.

Para enfrentar a (in)segurança hídrica e a mudança climática, duas das crises mais críticas que o mundo continuará a enfrentar nas próximas décadas, o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água, compilado pela UNESCO em colaboração com a Agência da ONU para a Água, dá a tomadores de decisão o conhecimento  de ferramentas para elaborar políticas hídricas sustentáveis e pede investimentos maiores para colocá-las em prática.

“A palavra “água” raramente aparece nos acordos internacionais de clima, apesar de ter um papel crucial em assuntos como segurança alimentar, produção de energia, desenvolvimento econômico e redução da pobreza”, afirmou a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

Ela reforçou: “Este potencial da água precisa ser explorado, levando em consideração que nossas ações para reduzir o aquecimento global estão atrasadas em relação as nossas ambições, apesar da grande adesão ao Acordo de Paris. O Relatório mostra que a água não precisa ser um problema – pode ser parte da solução. Água pode apoiar os esforços tanto para mitigar quanto para adaptar à mudança climática”.

Todos têm um papel – Em sua mensagem para o Dia Mundial da Água, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que todo mundo tem um papel e pediu que as partes interessadas aumentem ações pelo clima  e invistam em medidas de adaptação robustas para a sustentabilidade hídrica.

Ele lembrou que ao limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius, “o mundo ficará numa posição muito melhor para lidar e resolver a crise hídrica que todos enfrentamos”.

“A água é o meio primário através do qual percebemos os efeitos da ruptura climática, de eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, ao degelo glacial, intrusão de água salina e aumento do nível do mar”, afirmou.

Isto irá afetar negativamente a saúde e a produtividade e atuar como uma ameaça multiplicadora de instabilidade e conflito. Para o dirigente da ONU, a solução é clara: “Devemos urgentemente aumentar investimentos em bacias hidrográficas saudáveis e infraestrutura hídrica, com aumentos dramáticos na eficiência do uso da água”. Guterres acrescentou que o mundo precisa antecipar e responder aos riscos climáticos em todos os níveis de gerenciamento hídrico.

Para o secretário-geral, é necessário usar a COP26, que será realizada este ano em Glasgow, na Escócia, para diminuir a curva de emissões e criar uma fundação segura para a sustentabilidade da água. A COP26, Conferência da ONU para a Clima, está prevista para novembro de 2020.

Água é crise global – Em sua mensagem para o dia, a chefe da UNESCO disse que quatro bilhões de pessoas em todo o mundo são forçadas a lutar contra a escassez de água. “Sem acesso sustentável para água, não conseguiremos alcançar objetivos como educação de qualidade ou desenvolvimento de sociedades mais prósperas e justas”, afirmou Azoulay.

“Dada a urgência da situação, a próxima década precisa ser de ação”, declarou a dirigente da UNESCO, lembrando que o Relatório 2020 apresenta soluções concretas para garantir o acesso de água para todos. Entre elas, melhorar o gerenciamento de recursos hídricos, mitigar os riscos relativos à água e acesso maior e mais fácil a saneamento sustentável.

Ação para salvar o planeta e sua água só será útil se as gerações futuras estiverem totalmente envolvidas, incluindo através dos estados-membros da UNESCO incorporando assuntos relativos a educação ambiental no currículo escolar.

“Não Podemos simplesmente esperar” – O Relatório, lançado em Paris e Genebra, reforçou o pedido dos dirigentes da ONU para que os estados façam mais comprometimentos concretos para lidar com o desafio e advertiu que a mudança climática afetará a disponibilidade, quantidade e qualidade da água exigida para as necessidades básicas humanas, ao mesmo tempo em que comprometerá os direitos básicos a água potável segura e saneamento para bilhões de pessoas.

Tal deterioração da situação do mundo irá apenas impedir o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6,  parte da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. Este ODS prevê acesso a água potável saudável e saneamento para todos num prazo de dez anos. Isto será um desafio considerável –  atualmente, 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável e outras 4,2 bilhões – ou 55% da população mundial – não possuem saneamento básico.

A UNESCO também falou que a necessidade crítica de aumentar substancialmente o acesso de água limpa para consumo e higiene de bilhões de pessoas ao redor do mundo tem dificultado o alívio para a atual pandemia da COVID-19.

O Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água revela que o uso da água dobrou no último século e está aumentando cerca de um por cento ao ano. Apesar disso, estima-se que a mudança climática, aliada à crescente intensidade e frequência de eventos extremos – tempestades, enchentes e secas – irão agravar a situação em países que já estejam experimentando stress hídrico e gerando problemas similares em áreas que ainda não tenham sido severamente atingidas.

Além disso, o Relatório aponta que o mal gerenciamento hídrico tende a exacerbar os impactos da mudança climática, não apenas nos recursos hídricos mas na sociedade como um todo.

O diretor da ONU Água e presidente do Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), Gilbert F. Houngbo, afirmou que há soluções para gerenciar água e clima de maneira mais coordenadas e que todos os setores da sociedade têm um papel a exercer. “Não podemos simplesmente esperar”, alertou.

Adaptação, mitigação e financiamento – No final, o Relatório aponta uma série de medidas de adaptação e mitigação, incluindo medidas naturais, técnicas e tecnológicas para controlar os danos e atitudes que podem ser adotadas efetivamente para limitar a emissão de gás de efeito estufa, assim como proteger o meio ambiente.

O documento também menciona intervenções gerenciais hídricas inovadoras, como captação de névoa, e outras mais tradicionais, como proteção de pântanos, assim como técnicas de “conservação agrícola”. O reaproveitamento de água parcialmente tratada para agricultura e indústria, sem necessariamente torná-la potável, é outro método destacado.

Sobre a questão crucial de financiamento, o Relatório aponta que há crescentes oportunidades para sistematicamente integrar planejamento de mitigação e adaptação em investimentos relacionados a água, de maneira a torná-lo mais atraente a doadores.

Um bom exemplo é o projeto Fundo de Clima Verde, no Sri Lanka. O objetivo é melhorar os sistemas de irrigação em comunidades de vilas vulneráveis e promover práticas inteligentes de agricultura em três bacias de rios, oferecendo benefícios de mitigação e adaptação climática ao mesmo tempo em que conserva a água e protege fontes hídricas potáveis.

Diversas iniciativas hídricas e de mudança climática também trazem outros benefícios, como criação de empregos, melhoria na saúde pública, redução da pobreza, promoção da igualdade de gênero e melhoria na qualidade de vida, além de realçar atratividade para doadores.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/dia-mundial-da-agua-recursos-hidricos-sao-essenciais-para-a-solucao-da-mudanca-climatica/amp/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001