web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 26, 2020

Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana


Comparando com a mesma semana em 2019, a redução foi de 51%
Comparando com a mesma semana em 2019, a redução foi de 51%
Foto: Arquivo

Catarina Silva

Em Lisboa, os níveis médios de dióxido de azoto (NO2), poluente emitido pelos automóveis e indústria, na semana passada baixaram 40% em relação à anterior. Comparando com a mesma semana em 2019, a redução foi de 51%.

Os dados da Agência Europeia do Ambiente foram divulgados hoje e confirmam "grandes reduções" na concentração da poluição nas principais cidades europeias devido às medidas tomadas para combater o novo coronavírus.

A redução sentiu-se em particular no dióxido de azoto, muito graças à queda do tráfego automóvel em cidades com medidas de isolamento social mais apertadas devido à Covid-19, nomeadamente italianas e espanholas. Os dados da Agência Europeia do Ambiente são medidos de hora a hora, em cerca de 3000 estações de monitorização nos países europeus.

"Esta redução está em linha com o que seria esperado, mas vale a pena esperar mais algum tempo para percebermos a magnitude da redução". Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, acredita que "esta análise da Agência Europeia do Ambiente é prematura, porque ainda só compara duas semanas seguidas e as condições meteorológicas fazem toda a diferença". Na semana passada, houve muito vento na segunda e terça-feira, condições que, segundo o engenheiro do ambiente, podem afetar a leitura dos dados. "Se tivermos semanas seguidas com estes valores, aí sim, fará diferença".

O também professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova avisa que este nível de concentração de dióxido de azoto "não é nenhum recorde". Ainda assim, garante que é claro que a poluição reduziu para metade numa semana em que as escolas já estavam fechadas, mas o país ainda não estava em estado de emergência. "Não tenhamos dúvidas que estamos a ter uma redução significativa das emissões de dióxido de azoto, principalmente devido à redução da circulação de veículos a gasóleo, que emitem mais este poluente", afirma Francisco, que acrescenta: "A Universidade Nova analisou os dados do ano de 2019 e em comparação com a média desse ano inteiro, a semana passada teve metade da concentração deste poluente".

A redução da concentração de dióxido de azoto no ar deve-se não só à quebra nas atividades industriais e do tráfego automóvel, mas também à redução do número de aviões a cruzar os ares de Lisboa e do número de cruzeiros a aportar na capital. "Não temos navios praticamente no porto e os voos estão a cair de forma avassaladora", diz Francisco.

Os dados da Agência Europeia do Ambiente mostram cenários semelhantes noutras cidades europeias. Na vizinha Espanha, também na semana passada, Madrid reduziu em 56% os níveis de dióxido de azoto e Barcelona baixou 40%, em relação à semana anterior. No que toca a Itália, em Milão os níveis do mesmo poluente caíram pelo menos 24% nas últimas quatro semanas.

Segundo o diretor executivo da AEA, Hans Bruyninckx, os dados "mostram um cenário preciso da queda da poluição do ar, especialmente relacionado com a redução do tráfego nas cidades". Contudo, "os problemas da qualidade do ar requerem políticas ambiciosas e investimentos a longo prazo" e Bruyninckx alerta que "a crise atual e os seus múltiplos impactos na sociedade vão contra os objetivos de uma transição justa para uma sociedade mais resiliente e sustentável".

Francisco Ferreira sabe que este cenário de melhoria "é conjuntural". "Pode ser que aprendamos que há muita gente a ser afetada pela má qualidade do ar e consigamos garantir que a retoma da economia seja feita de forma mais amiga do ambiente do que é atualmente. Mas é uma esperança muito reduzida. Porque vivemos numa sociedade onde os combustíveis fósseis são o caminho que os Governos habitualmente escolhem, deixando o ambiente para trás", revela o ambientalista, que defende que "não devíamos estar a falar de uma melhoria temporária da qualidade do ar, mas sim de mudanças estruturais, para ficar"

 

Fonte: https://www.jn.pt/local/noticias/lisboa/lisboa/poluicao-do-ar-em-lisboa-baixa-40-numa-semana-11986031.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001