web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 27, 2020

Minas Gerais : Pesquisa monitora presença do coronavírus no ar de BH para traçar rota de contágio


Com CDTN

Com o objetivo de contribuir nas pesquisas que monitoram o funcionamento do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, o CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear), iniciou nesta semana o monitoramento do vírus em aerossóis atmosféricos em Belo Horizonte.

O CDTN é um órgão vinculado à Comissão de Energia Nuclear (CNEN) e ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC), que desenvolve a pesquisa em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG).

O estudo tem como objetivo entender melhor a rota de contaminação do coronavírus pelo ar, onde e como a contaminação é mais gerada, até que distância o vírus pode ser propagado, em que quantidade, e como evitar essa contaminação.

Utilizando um aparelho que permite coletar partículas pequenas contidas no ar, os pesquisadores do CDTN farão a coleta de materiais semanalmente, que serão analisados nos laboratórios do ICB.

A coleta teve início na região centro-sul, onde há maior incidência da doença na cidade, e no interior e entorno de hospitais, portanto, locais de maior chance de contaminação. A perspectiva é de ampliação do estudo para demais áreas da capital mineira.

Impacto real

Segundo Ricardo Gomes Passos, pesquisador do Serviço de Análise e Meio Ambiente (SEAMA/CDTN), esse conhecimento pode contribuir nas medidas de segurança e controle dos hospitais e dos espaços públicos das cidades.

“Utilizaremos diferentes técnicas de coleta. Em uma delas, instalaremos um equipamento acoplado a uma bomba, que puxa o ar, passando-o por um filtro e retendo as partículas dos aerossóis atmosféricos (partículas muito pequenas de líquidos ou sólidos, dispersas no ar), então esse material será levado para análise no ICB, para verificar a presença do coronavírus e sua quantidade em cada amostra”, explica.

No CDTN, a pesquisa de monitoramento de aerossóis atmosféricos é conduzida por Ricardo Gomes Passos em conjunto com a pesquisadora Marina Silveira, do Serviço de Radiofármacos e Irradiações (SERFI), e com o apoio dos pesquisadores Marcio Pereira (SERFI), Pablo Grossi (Divisão de Segurança Nuclear e Radiológica – DISEN) e Edson da Silva (DISEN).

Para o pesquisador, é importante conhecer melhor a rota de transmissão do coronavírus pelo ar, seu alcance, e os tipos de partículas mais propensas a transportar o vírus, de forma a orientar com mais eficácia as melhores medidas de proteção das pessoas. “Trata-se de uma rota de transmissão que pode ser muito relevante, mas que ainda não está totalmente compreendida para esse novo coronavírus”.

Poluição

Além dessa pesquisa diretamente relacionada ao combate à Covid-19, o monitoramento dos aerossóis atmosféricos também está sendo realizado para entender melhor o impacto das fontes de poluição urbana na qualidade do ar nas cidades. O monitoramento durante a pandemia, período de menor circulação de veículos, auxilia no avanço dessas pesquisas.

O Diretor do CDTN, Luiz Ladeira, afirma que a equipe de especialistas em meio ambiente tem buscado cada vez mais formas de orientar políticas de ação e combate à Covid-19, e que esse é um dos compromissos do Centro com a sociedade. “Nesse estágio atual que estamos frente a pandemia, o compromisso do CDTN com a ciência se acirra, e por isso todo o conhecimento do Centro será disponibilizado para o combate ao coronavírus”, explica.

 

Fonte: https://bhaz.com.br/2020/05/28/estudo-coronavirus-no-ar/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001