web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 5, 2020

Chegou a #HoraDaNatureza e a biodiversidade está em foco neste Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para promover ações ambientais e sensibilizar a comunidade global sobre a necessidade de proteger o planeta. Criada em 1974, a data cresceu e se tornou uma plataforma global para a divulgação de ações públicas pelo meio ambiente em mais de 100 países.

Neste ano, a Colômbia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos online e ao vivo transmitidos de Bogotá. Além disso, serão realizados outros eventos e celebrações online pelo mundo. Leia o chamado do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Foto: Casey Horner/Unsplash
Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso
planeta habitável vêm da natureza. Foto: Casey Horner/Unsplash

Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para promover ações ambientais e sensibilizar a comunidade global sobre a necessidade de proteger o planeta. Criada em 1974, a data cresceu e se tornou uma plataforma global para a divulgação de ações públicas pelo meio ambiente em mais de 100 países.

Neste ano, a Colômbia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos online e ao vivo transmitidos de Bogotá. Além disso, serão realizados outros eventos e celebrações online pelo mundo.

Biodiversidade

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020 é biodiversidade. A campanha #HoraDaNatureza é um apelo à ação global para combater a crescente perda de espécies e a degradação ambiental, além de chamar a atenção para a relação entre a saúde humana e a saúde do planeta.

Com demandas crescentes, os seres humanos estão sobrecarregando a natureza. Nos últimos 50 anos, a população mundial dobrou, a economia global quase quadruplicou e o comércio cresceu quase dez vezes.

A crise da COVID-19 evidenciou que, ao destruir a biodiversidade, se destrói o próprio sistema que sustenta a vida humana. Ao perturbar o delicado equilíbrio da natureza, são criadas as condições ideais para a propagação de patógenos – incluindo os diferentes tipos de coronavírus.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é solidário com as bilhões de pessoas em todo o mundo que estão sofrendo com o impacto da pandemia global da COVID-19. Agora, a prioridade é limitar sua propagação e proteger as pessoas.

À medida que os países reabrirem as fronteiras e os governos aprovarem pacotes de estímulo para a criação de empregos, a redução da pobreza, o desenvolvimento e o crescimento econômico, será necessária uma melhor reconstrução.

Para isso, é preciso aproveitar oportunidades de investimentos sustentáveis, como energia renovável, construções inteligentes, contratos públicos ecológicos e transporte público – guiados pelos princípios e padrões de produção e consumo sustentáveis.

Políticas públicas mal coordenadas podem piorar a situação de desigualdade e insustentabilidade em que vivemos e reverter as conquistas alcançadas no desenvolvimento e na redução da pobreza.

Ao mudar radicalmente o relacionamento com a natureza, é possível evitar futuras pandemias e buscar um planeta mais saudável e sustentável que funcione para todas e todos.

Fique atento aos eventos transmitidos no site e nas redes sociais do PNUMA (https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/ultimas-noticias/blog):

No Brasil, a Representante do PNUMA, Denise Hamú, participará da mesa “Qual será o mundo pós COVID-19”, às 12 horas, juntamente com Ailton Krenak e Christiane Torloni, sob a moderação de Sergio Besserman.

A conversa é parte da Mega Live do Green Nation, que terá seis horas de duração. No final da tarde, às 17h, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu do Amanhã.

Veja outras atividades do PNUMA e parceiros ao longo do dia:

10h: Mega Live Green Nation – facebook.com/greennationbrasilyoutube.com/GreenNationFest

17h: Papo Musical com Lenine – youtube.com/PNUMABrasilyoutube.com/museudoamanha

17h*: Diálogos sobre Educação para Desenvolvimento Sustentável, com Fundação Amazonas Sustentável (Google meet)

17h: Biodiversidade marinha e os lixos nos mares – Zoom e YouTube do Instituto Lixo Zero

17:30h Reflexões sobre consumo e natureza – Instagram do Instituto Alana @institutoalana

18h: Troca de ideias com jovens do Engajamundo – No zoom

19h: Compostagem com libras – Nas plataformas zoom e YouTube do Instituto Lixo Zero

20h: Webinar sobre Conservação e Biodiversidade – No Youtube e Facebook da SOS Pantanal.

*Horário de Brasília

Em termos globais, a partir das 7h30, fuso horário local (GMT-5), alguns convidados e convidadas participarão de conversas ao vivo para iniciar os eventos organizados pela Colômbia:

  • Presidente da República da Colômbia, Iván Duque Márquez;
  • Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Ricardo Lozano;
  • Diretora-Executiva do PNUMA, Inger Andersen;
  • Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno;
  • Fundador e Presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab;
  • Ex-Secretária Executiva do Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Christiana Figueres; e
  • Presidente e CEO doWorld Resources Institute, Andrew Steer.

Além disso, haverá a participação de outros convidados e convidadas especiais e a transmissão de uma mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.

A partir das 9h, serão exibidos vários painéis sobre temas como:

  • Conservação da Amazônia;
  • Uso sustentável da biodiversidade, negócios verdes e a pandemia do COVID-19;
  • Saúde e qualidade do ar;
  • Mudanças do clima;
  • Cidades; e
  • Economia circular.

Dentre os participantes dos painéis, estão previstos palestrantes do Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades C40, da Coalizão Clima e Ar Limpo, da Conservation International, da Fundação Ellen MacArthur, da União Europeia, da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), do Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF), da Organização Pan-Americana da Saúde, do Secretariado da Convenção sobre Biodiversidade, do PNUMA, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e muito mais.

Navegue por uma extensa lista de eventos organizados pelo PNUMA e parceiros, como: palestrantes de alto nível; painéis com especialistas; apresentação de produtos e visitas virtuais a lugares pelo mundo; Embaixadores da Boa Vontade; Jovens Campeões da Terra; exibições de filmes; sessões de música; e outros eventos que ocorrem na Colômbia, país anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/chegou-a-horadanatureza-e-a-biodiversidade-esta-em-foco-neste-dia-mundial-do-meio-ambiente/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001