web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 25, 2020

ONU analisa relatos de calor recorde de 38°C no Círculo Polar Ártico


Vista aérea de derretimento de geleiras da ilha Rei George, Antártica. O relato de uma temperatura do Ártico mais típica dos trópicos ocorre alguns meses depois que a base de pesquisa argentina Esperanza, no extremo norte da península antártica, estabeleceu um novo recorde de temperatura. Foto: ONU/ Eskinder Debebe
Vista aérea de derretimento de geleiras da ilha Rei George, Antártica. O relato de uma temperatura do Ártico mais
típica dos trópicos ocorre alguns meses depois que a base de pesquisa argentina Esperanza, no extremo norte da
península antártica, estabeleceu um novo recorde de temperatura. Foto: ONU/ Eskinder Debebe

Relatos de que as temperaturas em uma cidade russa do Círculo Polar Ártico provavelmente atingiram um recorde de 38°C no último fim de semana estão sendo analisados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que aguarda uma verificação final, informou na terça-feira (23).

“A OMM está buscando verificar relatos de um novo registro de temperatura ao norte do Círculo Polar Ártico”, disse Clare Nullis, porta-voz da OMM, a jornalistas em Genebra. “Foi relatado na cidade russa de Verkhoyansk em meio a uma onda de calor prolongada na Sibéria e a um aumento na atividade de incêndios florestais”.

Se as autoridades russas confirmarem a observação da temperatura realizada no último sábado (20), a OMM encaminhará a descoberta para uma análise mais detalhada por um painel internacional de especialistas, explicou Nullis.

A região da Sibéria Oriental, atualmente em destaque, é conhecida por seus extremos climáticos no inverno e no verão, com temperaturas acima de 30°C, o que não é incomum em julho.

Este último relato de uma temperatura do Ártico mais típica dos trópicos ocorre alguns meses depois de a base de pesquisa argentina Esperanza, no extremo norte da península antártica, ter estabelecido uma nova temperatura recorde de 18,4°C em 6 de fevereiro.

Ártico aquecendo duas vezes mais rápido

Segundo a OMM, o Ártico está aquecendo aproximadamente o dobro da média global. O pico de calor segue um período prolongado de ondas de calor e incêndios na Sibéria, explicou Nullis, depois de uma primavera incomumente quente que também foi caracterizada pela falta de neve.

Dados da OMM mostram que maio estava cerca de 10°C acima da média em muitas partes da Sibéria, “e foi esse calor extraordinário que realmente impulsionou, fez o mês mais quente já registrado para… o Hemisfério Norte, e também acreditamos que no nível global também”, disse Nullis.

Segundo a OMM, as temperaturas do ar no Ártico de 2016 a 2019 foram as mais altas já registradas.

Igualmente preocupante, o volume de gelo marinho do Ártico em setembro de 2019 – após a estação de derretimento – diminuiu mais de 50%, em comparação com a média de 1979 a 2019.

O processo de verificação da OMM envolve solicitar informações adicionais ao serviço meteorológico russo Roshydromet, incluindo as leituras, o tipo de equipamento usado e como a observação corresponde a outras tomadas pelas estações meteorológicas próximas.

“Esses dados serão examinados com muito cuidado por um painel internacional de cientistas atmosféricos que, uma vez discutidos, farão uma recomendação sobre se a observação é ou não válida”, afirmou o professor Randall Cerveny, relator da OMM, em comunicado.

Ele acrescentou: “o resultado final será uma informação incrivelmente valiosa que ajudará os cientistas climáticos a entender melhor o clima, engenheiros e médicos a se prepararem melhor para os extremos climáticos e até o público em geral a obter uma melhor informação sobre as mudanças climáticas em todo o planeta”.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-analisa-relatos-de-calor-recorde-de-38c-no-circulo-polar-artico/amp/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001