web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 29, 2020

Poeiras do deserto atingem Sueste da Península, não se prevendo que afetem Portugal


Imagem 1: Espessura ótica do aerossol (poeiras) a 550 nm prevista para terça-feira 30 às 12UTC (ECMWF-CAMS)
Imagem 1: Espessura ótica do aerossol (poeiras) a 550 nm prevista para terça-feira 30 às 12UTC (ECMWF-CAMS)

A nuvem de poeiras do Sáara que atravessou o Atlântico e chegou às Caraíbas teve uma concentração máxima diária de partículas em suspensão (PM10) no dia 23 de junho de 532 μg/m3 na estação de Cataño (Puerto Rico), numa região onde os valores típicos excecionalmente ultrapassam os 100 μg/m3, tendo sido o valor mais alto registado desde há 50 anos. Nos próximos dias assistiremos à diminuição progressiva dos efeitos deste evento na região das Caraíbas, prevendo-se que a concentração de partículas em suspensão (PM10) para 30 de junho, não ultrapasse os 80 μg/m3 à superfície

Prevê-se também que estas poeiras atinjam o sueste da Península Ibérica a partir do próximo dia 30 (terça feira) com valores PM10 cerca de 200 μg/m3 à superfície, não se prevendo neste momento um aumento acima dos níveis normais para Portugal.

Conhecendo-se o efeito destas partículas na saúde humana, especialmente do foro respiratório, e ainda outros de natureza económica como a fluidez do tráfego aéreo, reconhece-se a importância dos sistemas internacionais de monitorização destes eventos com especial relevo para o serviço CMAS (Copernicus Atmosphere Monitoring Service), implementado pelo ECMWF.

Não se prevê que esta situação afecte Portugal, mas sim o SE de Espanha, com incidência nas comunidades espanholas de Alicante e Valência, encontrando-se o IPMA a acompanhar a situação.

Ver Imagem 1: Espessura ótica do aerossol (poeiras) a 550 nm prevista para terça-feira 30 às 12UTC (ECMWF-CAMS).

 

Fonte: http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/poeiras_saara_21062020



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001