web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 7, 2020

Calor no planeta em junho volta a bater recorde; situação na Sibéria é preocupante


Temperatura média na Sibéria ficou até 10°C acima do que é considerado normal para este mês.

TOPO Por France Presse

O mês de junho de 2020 foi o mais quente registrado no mundo, empatado com junho de 2019, anunciou nesta terça-feira (7) o Programa Copernicus da União Europeia sobre mudanças climáticas, que destaca a persistência de anomalias preocupantes e incêndios na Sibéria.

"Junho de 2020 está empatado com junho de 2019 como o mês de junho mais quente desde que existem registros, 0,53°C acima da média do período 1981-2010", anunciou o Copernicus em um comunicado, após um mês de maio que também registrou recorde.

Mas o "calor excepcional" na Sibéria Ártica foi o que mais chamou a atenção do serviço europeu.

A temperatura média na região ficou até 10°C acima do que é considerado normal para junho.

Em 20 de junho, durante uma hora, uma temperatura de 37°C foi registrada na Sibéria oriental, um recorde dentro do círculo do Ártico, de acordo com o Programa Copernicus.

Na mesma data, na mesma região, a estação da cidade russa de Verkhoiansk registrou temperatura máxima de 38°C, um possível recorde de calor paro o Ártico que está em processo de verificação pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Corpernicus destaca que as temperaturas "excepcionais" estão relacionadas com diversos fatores que interagem, especialmente o regime de ventos e a cobertura de neve muito reduzida.

Além do mês de junho, a agência insiste sobre um período de vários meses consecutivos de temperaturas muito elevadas em algumas regiões da Sibéria, desde dezembro.

"O que é preocupante é que o Ártico aquece mais rápido que o resto do mundo", afirmou Carlo Buontempo, diretor do programa europeu.

"Que a Sibéria ocidental tenha registrado temperatura mais elevadas que o normal durante tanto tempo no inverno e na primavera é pouco habitual. E as temperaturas excepcionalmente elevadas na Sibéria ártica em junho também são preocupantes", completou.

Copernicus também constatou um aumento do número de incêndios e da intensidade dos mesmos no extremo nordeste da Sibéria, e em menor medida no Alasca e no Yukon canadense.

"O que é notável com estes incêndios na Sibéria é que são parecidos com o do ano passado no mesmo período, no que diz respeito à região afetada e extensão", destaca o analista Mark Parrington.

De acordo com o Copernicus, os incêndios já provocaram a emissão de 59 megatoneladas de CO2 na atmosfera, contra 53 megatoneladas em junho de 2019.

O ano de 2019 já foi considerado "muito excepcional", destacou Mark Parrington, que teme uma atividade "intensa" nas próximas semanas devido a temperaturas e solos menos úmidos que o normal.

Em consequência do aquecimento global, o planeta já ganhou mais de 1°C desde a era pré-industrial, o que provoca muitos eventos meteorológicos extremos como as ondas de calor, secas ou inundações.

O ano de 2019 foi o segundo mais quente no planeta, depois de 2016, e especialistas acreditam que a temperatura mundial deve superar um novo recorde no próximo período quinquenal (2020-2024).

 

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/07/07/calor-no-planeta-em-junho-volta-a-bater-recorde-situacao-na-siberia-e-preocupante.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001