web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 10, 2020

Até 2024, temperatura global estará pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais


Pôr do sol na região de Alajärvi, Finlândia

Previsão representa desafio às metas do Acordo de Paris para manter aumento da temperatura abaixo de 2°C; agência diz que fechamentos causados pela Covid-19 não influenciarão reduções de gases de efeito estufa.

A temperatura global média anual deve ficar em pelo menos 1° C acima dos níveis pré-industriais nos próximos cinco anos, de acordo com as novas previsões da Organização Meteorológica Mundial, OMM. Existe ainda 20% de chance de que esta margem exceda 1,5° C em pelo menos um desses anos.

A temperatura média do globo já está acima de 1° C acima da época pré-industrial, entre 1850 e 1900. Os anos de 2015 a 2019 foram o período de cinco anos mais quentes já registrados.

Importância

As previsões, lideradas pelo Met Office do Reino Unido, usam a experiência de cientistas internacionais e de modelos dos principais centros climáticos do mundo.

Em nota, o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que o estudo mostra “o enorme desafio que existe para se cumprir a meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura bem abaixo de 2° C neste século.”

As previsões analisam variações naturais da Terra e a influência dos seres humanos. Além de temperatura, existem análises sobre precipitação, padrões de vento e outras variáveis.

Pandemia

Os modelos não levam em consideração alterações causadas pelo bloqueio de combate à Covid-19. O chefe da OMM afirmou que “a desaceleração industrial e econômica da Covid-19 não substitui ação climática sustentada e coordenada.”

Taalas explicou que “devido à vida útil muito longa do CO2 na atmosfera, não se espera que o impacto leve a uma redução nas concentrações atmosféricas que causam o aumento da temperatura global.”  Para ele, “os governos devem aproveitar a oportunidade para abraçar a ação climática como parte dos programas de recuperação.”

Conclusões

Segundo as previsões, existe uma chance de 70% de que em cada um dos próximos cinco anos, um ou mais meses estejam pelo menos 1,5° C acima dos níveis pré-industriais. Por outro lado, é extremamente improvável que a temperatura média em todo esse período atinja 1.5°C acima do limite.

Quase todas as regiões, exceto partes dos oceanos do sul, deverão ser mais quentes que no passado recente. Regiões de alta latitude e o Sahel provavelmente serão mais úmidas enquanto o norte e leste da América do Sul serão mais secos.

Anomalias de pressão no nível do mar sugerem que a região norte do Atlântico Norte pode ter ventos mais fortes a oeste, levando a mais tempestades na Europa Ocidental. A menor mudança de temperatura é esperada nos trópicos e nas latitudes médias do Hemisfério Sul.

 

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2020/07/1719561



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001