web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 24, 2020

Poluição do ar na cidade de São Paulo está 20% menor em julho com quarentena; queda chegou a ser de 50% em abril


Comparação é feita em relação aos mesmos meses do ano passado; retorno de veículos nas ruas com flexibilização e tempo seco são causas de poluição mais alta, de acordo com especialistas.

Por Bárbara Muniz Vieira, G1 SP — São Paulo

Faixa de poluição amarronzada é causada pela poluição e por causa de fenômeno conhecido como inversão térmica — Foto: Arquivo Pessoal
Faixa de poluição amarronzada é causada pela poluição e por causa de fenômeno conhecido como
inversão térmica — Foto: Arquivo Pessoal

Faixa de poluição amarronzada é causada pela poluição e por causa de fenômeno conhecido como inversão térmica — Foto: Arquivo Pessoal

A concentração de poluentes

A concentração de poluentes na cidade de São Paulo está 20% menor em julho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG – USP).

A queda de concentração chegou a ser de 50% durante a primeira semana de quarentena obrigatória no estado de São Paulo. O aumento do número de veículos nas ruas com a flexibilização da quarentena e o clima seco e sem chuvas são explicações para a poluição ter aumentado desde abril.

De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade do ar na maior parte das estações onde há medição na região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (23) era “moderada”, o que significa que a concentração de poluentes está acima dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a professora do IAG-USP, Maria de Fátima Andrade, “moderada já não é boa”.

“É diretamente proporcional a relação entre o índice de isolamento social e a queda de poluentes. Quando tínhamos mais participação no isolamento, a qualidade do ar era melhor. De todas as cidades em que houve estudo, inclusive fora do Brasil, se observou o mesmo fenômeno. É muito proporcional porque nas grandes cidades a principal fonte de poluição são os veículos”, afirma.

De acordo com a pesquisadora, os veículos, além de emitirem monóxido de carbono pelo escapamento, também emitem partículas poluidoras com a ação abrasiva do pneu no asfalto.

“Então menos movimento, menos liberação de partículas. O uso de máscara é bom até para isso, para não respirar essas partículas porque você evita inalar as maiores”, afirma.

Qualidade de ar nesta quinta-feira (23) é moderada na Grande SP — Foto: Reprodução

Qualidade de ar nesta quinta-feira (23) é moderada na Grande SP — Foto: Reprodução

Outro motivo para a poluição maior é o clima mais seco dos últimos dias, de acordo com a gerente da divisão de qualidade do ar da Cetesb, Maria Lúcia Guardani. Com a queda da temperatura durante as noites de inverno, o ar quente sobe e os poluentes ficam presos a uma altura de cerca de 160 metros na nossa atmosfera.

Essas partículas não conseguem romper a barreira de ar frio e permanecem lá até esquentar. No meio da manhã a poluição se dispersa porque o ar quente já atingiu as camadas mais altas e a barreira é rompida.

“Como não chove, há três dias essa camada seca se mantém. Isso acontece porque há muitas partículas de poluição suspensas na atmosfera, é um pó fininho que fica visível. O céu está bem azul, mas tem uma mancha. As partículas muito finas de poluição ficam suspensas, a luz bate nelas e tem um espalhamento de luz e raios em várias direções, o que faz como que fique ainda mais intensa essa luz amarronzada que vemos de manhã”, afirma Guardani.

Esta condição típica de inverno é a chamada inversão térmica.

“É de se esperar que os poluentes que a cidade emite fiquem mais na atmosfera. Mais veículo e mais atividade significam mais poluentes. Se o isolamento estivesse maior agora, teríamos uma condição melhor na atmosfera porque menos veículos e poluentes. Ainda temos sorte, menos quantidade de veículos na rua, mas já tem trânsito”, afirma Guardani.

As condições meteorológicas são determinantes, portanto. A poluição só vai melhorar se chover.

“Se chove, a chuva faz uma limpeza geral em todas as partículas. No inverno tem poucas chuvas e vento e isso faz com que os poluentes fiquem. Isso vai se arrastar para agosto. Se começar a chover e tivermos uma condição melhor, os poluentes também diminuem", conclui.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/07/24/poluicao-do-ar-na-cidade-de-sao-paulo-esta-20percent-menor-em-julho-com-quarentena-queda-chegou-a-ser-de-50percent-em-abril.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001