web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 28, 2020

Brasileira está entre jovens líderes que aconselharão ONU no combate às mudanças climáticas


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou na segunda-feira (27) os nomes de sete jovens líderes climáticos – entre eles, uma brasileira – que o aconselharão regularmente sobre a aceleração de ações e ambições globais para enfrentar a piora da crise climática.

O anúncio marca um novo esforço das Nações Unidas para trazer mais jovens líderes para os processos de tomada de decisão e planejamento, enquanto a ONU trabalha para mobilizar a ação climática como parte dos esforços de recuperação da COVID-19.

A brasileira Paloma Costa Oliveira (3 da esquerda para a direita) é advogada e defensora de direitos humanos que coordenou as delegações de jovens em várias conferências climáticas.
A brasileira Paloma Costa Oliveira (3 da esquerda para a direita) é advogada e defensora de direitos
humanos que coordenou as delegações de jovens em várias conferências climáticas.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou na segunda-feira (27) os nomes de sete jovens líderes climáticos – entre eles, uma brasileira – que o aconselharão regularmente sobre a aceleração de ações e ambições globais para enfrentar a piora da crise climática.

O anúncio marca um novo esforço das Nações Unidas para trazer mais jovens líderes para os processos de tomada de decisão e planejamento, enquanto a ONU trabalha para mobilizar a ação climática como parte dos esforços de recuperação da COVID-19.

“Estamos em uma emergência climática. Não temos o luxo do tempo”, disse o secretário-geral em um vídeo anunciando a criação do Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudanças Climáticas. “Precisamos de ações urgentes agora – para nos recuperarmos melhor da COVID-19, para enfrentar a injustiça e a desigualdade e enfrentar a ruptura climática.”

“Vimos jovens na linha de frente da ação climática, mostrando como é a liderança ousada”, acrescentou. “É por isso que estou lançando hoje meu Grupo Consultivo da Juventude sobre mudanças climáticas – para fornecer perspectivas, ideias e soluções que nos ajudarão a ampliar a ação climática.”

Os membros do Grupo Consultivo representam as diversas vozes de jovens de todas as regiões e pequenos Estados insulares. Oferecerão perspectivas e soluções sobre mudanças climáticas, da ciência à mobilização da comunidade, do empreendedorismo à política e da indústria à conservação.

Os membros recém-selecionados do Grupo, com idades entre 18 e 28 anos, são:

Nisreen Elsaim (Sudão) é ativista climática e negociadora júnior em plataformas intergovernamentais de mudança climática, com experiência em vários tópicos ambientais, e fez parte do movimento social que promoveu mudanças democráticas no Sudão.

Ernest Gibson (Fiji) é o co-coordenador da 350 Fiji, uma rede regional de mudança climática liderada por jovens.

Vladislav Kaim (Moldávia) é um jovem economista comprometido em garantir empregos verdes e decentes para os jovens, com ampla experiência em comércio internacional e migração.

Sophia Kianni (Estados Unidos) ajudou a organizar greves em todo o país e construiu uma rede de organizações sem fins lucrativos como parte da Equipe de Parcerias Nacionais Zero Hora.

Nathan Metenier (França) é o diretor político do ‘Jeunes Ambassadeurs pour le Climat’, onde ajudou a desenvolver a coalizão jovem francesa para o clima.

Paloma Costa Oliveira (Brasil) é advogada e defensora de direitos humanos, e coordenou as delegações de jovens em várias conferências climáticas.

Archana Soreng (Índia) tem experiência em advocacy e pesquisa e trabalha para documentar, preservar e promover o conhecimento tradicional e as práticas culturais das comunidades indígenas.

Os sete membros iniciais do Grupo foram escolhidos para dar conselhos francos e destemidos ao secretário-geral, em um momento de crescente urgência em levar líderes governamentais e corporativos a prestar contas sobre a ação climática.

“Nossos ancestrais têm protegido a floresta e a natureza ao longo dos tempos através de seus conhecimentos e práticas tradicionais. Agora cabe a nós sermos os pioneiros no combate à crise climática”, disse Soreng.

“A emergência climática é uma ameaça à vida, e a ação climática é a única maneira de libertar nosso futuro”, disse Oliveira.

Para Metenier, a ação climática não é apenas reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas também criar empregos verdes em um mundo pós-COVID-19, preservar nossa saúde e biodiversidade e proteger as comunidades mais pobres e marginalizadas.

“Como iraniano-americano, testemunhei em primeira mão o efeito devastador que a mudança climática está tendo no Oriente Médio. É crucial que os líderes mundiais permaneçam como uma frente unida enquanto trabalhamos para combater a crise climática e a injustiça racial”, afirmou Kianni.

Na opinião de Kaim, tomar uma ação climática significa contribuir da maneira mais direta possível para a grande redefinição da ordem econômica global, “uma ordem na qual a natureza reconquistará seu lugar de direito como o principal ativo tangível seguro que nunca ficará ocioso”.

“A ação climática é importante porque a história que quero contar aos meus filhos é a de como enfrentamos o maior desafio que o mundo já viu e vencemos. Nós venceremos por eles”, disse Gibson.

“Tomar a ação certa é a maior motivação. Manter o nosso trabalho é a única solução e não precisamos pensar duas vezes. A cada desafio, há muitas oportunidades, mas devemos fazer isso juntos”, afirmou Elsaim.

O estabelecimento do Grupo baseia-se na bem-sucedida Cúpula da Juventude para o Clima realizada no ano passado – a primeira vez que um secretário-geral da ONU convocou uma cúpula para jovens inteiramente dedicados à ação climática.

A Cúpula reuniu mais de 1 mil jovens campeões do clima de mais de 140 países para compartilhar suas soluções no cenário global e transmitir uma mensagem clara aos líderes mundiais: precisamos agir agora para enfrentar a crise climática. A iniciativa também está alinhada com a visão do secretário-geral para a Estratégia da Juventude da ONU, lançada em setembro de 2018.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/brasileira-esta-entre-jovens-lideres-que-aconselharao-onu-no-combate-as-mudancas-climaticas/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001